TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 1 de maio de 2010

Encerramento (3º dia) do I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, em Natal-RN, Brasil

Do nosso Diretor-Editor e correspondente em Natal, o escritor Rubens Barros de Azevedo, publicamos hoje a matéria com que encerra o I ENCONTRO DE ESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, uma  iniciativa cujo projeto conjunto entre a Prefeitura de Natal e a UCLA-União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, que encerra com enorme êxito e que durante 3 dias, fez da capital do Estado do Rio Grande do Norte a Capital dos Escritores da Lusofonia.  

 

 

 

 

 

Escritores integrantes da EELP participam de confraternização 

 Escritores do Brasil, Angola, Cabo Verde, Portugal, Moçambique, São Tomé e Timor Leste, convidados como palestrantes do I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), que aconteceu até hoje, sexta-feira (30), no Teatro Alberto Maranhão, participaram na noite de ontem (29), de um jantar de confraternização oferecido pela prefeita Micarla de Sousa, no Hotel Pestana, na Via Costeira.

Na ocasião, ocorreu a apresentação do embolador Manoel do Coco, que durante sua apresentação entoou versos fazendo trocadilhos com os escritores e os demais convidados, falando da cultura dos seus países, numa demonstração do valor da cultura popular potiguar. Entre os convidados, jornalistas, secretários municipais e escritores originários de países que têm o português como língua oficial.   
A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, ressaltou a importância da integração entre os povos de língua portuguesa. “Esta é apenas mais uma das diversas ações que desenvolveremos para tornar cada vez mais irmãos os países participantes do I EELP”, destacou a prefeita Micarla de Sousa, que entregou uma placa em homenagem a Luís da Câmara Cascudo, recebida pela filha do folclorista, Ana Maria Cascudo. 
A chefe do executivo municipal natalense aproveitou para agradecer a todos os participantes do I EELP, em especial ao secretário geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Miguel Anacoreta Correia.
















































O I Encontro dos Escritores de Língua Portuguesa de Natal (EELP),  foi encerrado na sexta-feira (30). O tema em destaque foi “Os desafios das novas tecnologias na literatura” com o conferencista angolano, José Eduardo Agualusa, um dos mais importantes escritores africanos da última década.

Nasceu em Huambo/Angola, em 1960. É romancista, contista, dramaturgo, tradutor, poeta e jornalista. Os seus livros estão traduzidos em diversos idiomas.
Escritor José Eduardo Agualusa (Angola)
Foi correspondente do jornal Público e da RTP/África (Emissora da Radiodifusão Portuguesa para os países africanos lusófonos); é membro da União dos Escritores Angolanos.
Escreve crônicas para a revista LER e para o jornal angolano A Capital. Realiza para a RTP/África "A hora das Cigarras", um programa de música e textos africanos. Em 2006, lançou a editora brasileira Língua Geral, dedicada exclusivamente a autores de língua portuguesa.
Além de Agualusa, a mesa de encerramento contou com o jornalista Tácito Costa (moderador) e Paulo Markun (SP), Jorge Salomão (BA), Pablo Capistrano (RN) e Ndalu Almeida Ondjaki (Angola), como debatedores.
Chico César - O cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro, que atualmente é presidente da Fundação Cultura de João Pessoa, fez o show de encerramento do EELP.
Amante da literatura e do tratar o linguajar popular, Chico César apresentou um espetáculo cheio de energia, com os grandes sucessos já conhecidos do público, mas mostrou as canções do novo CD, “Francisco Forró e Frevo”.
Neste novo trabalho, o cantor e compositor Chico César mergulha no espírito das duas principais festas populares nordestinas (o carnaval e os festejos juninos), para criar um disco alegre em que o foco encontra-se na força dos ritmos que animam essas festas: o frevo e o forró.
Fonte do texto: Portal da Prefeitura do Natal.












Instituto Histórico Geográfico do RN

















Palácio da Cultura


Painel das Mães, do Artista Plástico
Dorian Gray, na Praça das Mães 
 
Fotos de Carlos M. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário