TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 5 de junho de 2010

Modernização do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro recupera conjunto arquitectónico de origem portuguesa

O Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) aprovou apoio financeiro não reembolsável no valor de R$ 3,65 milhões para o projecto de modernização do Museu Histórico Nacional (MHN), localizado no Rio de Janeiro.

Os recursos, oriundos do Fundo Cultural do Banco, serão investidos em acções de conservação e adequação das galerias de exposições permanentes e temporárias.O apoio destina-se à segunda fase de restauração e modernização do MHN, que já obteve recursos do BNDES em 2005 para a execução da primeira etapa de obras nas galerias de exposição.

Com o término da segunda fase, o projecto de modernização das instalações do MHN estará concluído e as áreas destinadas às exposições permanentes e temporárias estarão adaptadas aos conceitos actuais da museologia. O intuito é criar a infraestrutura necessária para abrigar adequadamente o acervo de obras de arte do museu, visando o aprimoramento funcional e de segurança do prédio.

Museu Histórico Nacional – Criado em 1922, durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, é considerado o maior museu brasileiro de História. Seu acervo, com cerca de 260 mil itens, representa os períodos colonial, imperial e republicano.

O MHN mantém galerias de exposições permanentes e temporárias; biblioteca especializada em diversos temas; Arquivo Histórico com importantes documentos manuscritos, aquarelas, ilustrações e fotografias; e o Centro de Referência Luso-Brasileira, com ampla bibliografia e documentação sobre Brasil e Portugal.
O museu desenvolve, ainda, programas educativos e sociais junto à comunidade, recebendo em média 250 estudantes por dia. Atrai também grande número de turistas brasileiros e estrangeiros, que o têm como referência para conhecer o processo de desenvolvimento histórico do Brasil.

O Conjunto Arquitectónico da Ponta do Calabouço – onde se encontra instalado, desde 1922, o Museu Histórico Nacional – tem grande importância para a história tanto da cidade do Rio de Janeiro quanto do Brasil. Este grupo de grandes estruturas materiais merece ser tratado como acervo potencial plenamente integrado às colecções de objetos e documentos preservados pela instituição.

A partir da construção do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, ainda no século XVI, o conjunto arquitectónico e as edificações circunvizinhas desempenharam papel central na ocupação e manutenção do território, sempre sediando funções militares, portuárias, religiosas e administrativas ligadas à presença portuguesa no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário