TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

ENÉLIO LIMA PETROVICH - HOMENAGEM AO ILUSTRE HOMEM DE CULTURA, PRESIDENTE DO IHG/RN-BRASIL, ESCRITOR, HUMNISTA, NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO







TRIBUTO DE HOMENAGEM A ENÉLIO LIMA PETROVICH









No dia 13 de Junho, dia do aniversário do Meu Querido Amigo
Dr. Enélio Lima Petrovich, é com profundo afecto que lhe dedico este modesto Tributo de Homenagem, em honra à nossa amizade e ao ilustre homem de cultura, figura das maiores da sua região natal muito amada, o Estado do Rio Grande do Norte, no Brasil, em cuja capital Natal, reside e onde tem consagrado toda uma luminosa vida e labor intenso em prol da cultura brasileira em geral e Norte Riograndense em particular.






Dr. Enélio Lima Petrovich
e esposa D. Miriam Petrovich








Neste dia, recordo e saboreio a amizade que nos une há anos, principalmente desde a ocasião em que sob sua presidência e apadrinhamento junto com o nosso comum querido amigo o artista plástico, poeta e escritor Dorian Gray Caldas, um das mais distintos artistas e intelectuais da cultura Potiguar, fui consagrado como Membro Efetivo do I.H.G/RN- Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.   






Dr. Enélio Lima Petrovich, Presidente 
do IHG/RN, entregando o Diploma de 
Membro Efetivo a Carlos Morais dos Santos
na cerimónia da dissertação e posse deste
Set.2008 






 Recordo e saboreio as nossas longas conversas sobre osmais variados temas culturais e da vida e os desvelados carinhos e atenções com que Enélio Lima Petrovich me prodigaliza em todas as ocasiões em que estou em Natal, passado algum tempo na minha residência daquela sua cidade que é também já minha e muito amo.




Enélio L.P. e Carlos MS
em convívio de amizade







São sempre inesquecíveis, pela riqueza do convívio, pela cultura que dele sempre emana, pela doçura e delicadeza do seu trato, todos os momentos que partilhamos, quer em conversas de amigos e encontros mais formais em reuniões da Academia Norte Rio-Grandense de Letras ou no Conselho Estadual de Cultura, que na sua qualidade de membro ilustre destas Instituições culturais, frequentemente me convida a participar, juntamente com o querido e amigo o comum amigo, o maior artista plástico, poeta, escritor e acadêmico do RN, Dorian Gray Caldas, também membro destas Instituições, quer, sobretudo,  nos encontros informais ou no eventos do IHG.

Neste momento vem-me à memória o inesquecível carinho da sua prestigiante visita e apoio à minha exposição de fotografia e foto-poemas que, em Setembro de 2009, realizei em Natal, sobre o tema “Natal-Lisboa – Culturas e Afetos” e a forte e incontida emoção com que então discursou na abertura solene do evento, saudando o meu labor cultural e artístico, tendo ali se deslocado em condições de saúde que lhe recomendavam naquele dia não dever sair de casa, mas que, acompanhado da querida amiga e nossa confreira do IHG, a ilustre poetisa das Flores e do Amor, Lúcia Helena Pereira, sua devotada e fraternal amiga, fez questão de me saudar pessoalmente me causando profunda emoção, o seu gesto carinhoso e gratificante.

Enélio Lima Petrovichh é, assim mesmo, uma dessas raras figuras humanas que se sente feliz em prodigalizar afetos, atenções e delicadezas aos seus inúmeros amigos. O seu enorme humanismo está sempre presente mesmo no seu labor intelectual, enquanto escritor, historiador, ensaísta, e Presidente do IGH, com uma das mais honrosas e elevadas obras ao serviço da cultura Norte Riograndense.
   
Enélio Lima Petrovich está na presidência do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) há 41 anos, onde desenvolve um inigualável trabalho em favor da cultura do RN. Ex-secretário de Estado, publicista, advogado, historiador, escritor, jornalista, imortal da Academia Norte-Riograndense de Letras (ANL), e acima de tudo, discípulo de Câmara Cascudo, Enélio Petrovich tem como missão de vida zelar pela memória Potiguar.

A propósito da pessoa humanamente grandiosa e figura cultural da maior relevância que é o Dr. Enélio Lima Petrovich,
ocorreu-me dar aqui e agora a palavra à sua grande e dedicada amiga, a que também me unem calorosos afetos, que é a luminosa Poetisa e escritora Lúcia Helena Pereira. 




Enélio L.P., Carlos MS e
Lúcia Helena Pereira na
exposição de fotografia e
foto-poemas de Carlos MS,
Natal, Set.2009 








Ouçamo-la:

“ A vida é quase sempre uma dança sob abismos.
de repente algo vem e nos surpreende.

Enélio lima petrovich, homem notável das letras, presidente do instituto histórico e geográfico do RN, acima de tudo é um homem sensível e justo.

Ele tem presidido o IHG/RN há boas décadas, como um verdadeiro herói, um Dom Quixote nordestino, com descendência croata.

Pois hoje, ele me telefonou comunicando o estado de saúde de sua amada e musa - Miriam Petrovich - (diga-se, uma linda mulher), que submeteu-se a exames cardiológicos e encontra-se sob cuidados médicos, já, fora de maiores perigos.

Em contra partida, Enélio Petrovich chora ao telefone, ao falar comigo: "…minha querida, não ando bem, sinto-me fragilizado com a visão insuficiente"... enquanto isso, eu chorava também. Chorava pelo homem bom, pelo meu Presidente do IHG/RN, pelas vezes com que, cheio de amabilidades, recebeu visitantes levados por mim ao Instituto:
O jornalista Acreano Elson Martins (julho/2008);
Celso Antunes de Oliveira e Anna (Curitiba/PR);
 A posse do Dr. Carlos Morais dos Santos, da Soc. De Geografia de Lisboa, onde reside, mas com residência em Natal, como sócio efetivo do Instituto;  
Do Dr. José Maranhão (PB).

Lembro-me das inúmeras vezes que participou, sob minha presidência, dos eventos e solenidades da AJEB e do lindo show filantrópico "Quando Setembro Chegar", que ele tanto aplaudiu, de 1994 a 1998, no Teatro Alberto Maranhão.
tanta coisa boa a recordar...as fotos bem dirão desses "recuerdos", nesta manhã de oito de Abril de 2009.

Quando emoções brincam de poesias em minha alma.
Obrigada, Enélio, pela grande figura que você é!!!

Enélio me prestigiou, em 1998, com minha noite de autógrafos no IHG/RN, quando lancei a "Breve Coletânea de Juvenal Antunes";
Quando solicitei a posse deIolanda Montenegro Tavares (CE), sócia-correspondente do IHG/RN; Quando recebeu e aplaudiu Giselda Medeiros (CE); Gisele Bueno Pinto (RS); Margarida Dias Cassales (RS); Iris Fernandes Titto (+) de SP; Joaquina Fernandes de Oliveira - Quina de Oliveira (SP) e muitas outras figuras da literatura brasileira.
L.H.P.

PARABENS POR ESTE DIA, QUERIDO AMIGO ENÉLIO, VOTOS MUITO AFETUOSOS DE LONGA VIDA E FELICIDADES, EM COMPANHIA DE SUA AMADA E DEDICADA ESPOSA MIRIAM, LINDA SENHORA DE FINO E  AMÁVEL TRATO, SUA GRANDE COMPANHEIRA DE UMA VIDA. PARABENS A AMBOS E A TODOS OS MEMBROS DESSA ADMIRÁVEL FAMÍLIA SUA QUE TANTO AMA.

Carlos Morais dos Santos
Cônsul (Lisboa) do M.I. Poetas Del Mundo
Membro da Academia Portuguesa de Letras, Artes e Ciências
Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa
Membro do IHG/RN-Inst.Histórico Geográfico do RN-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário