TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

domingo, 25 de outubro de 2009

TRIBUTO A LISBOA-Parte III-LISBOA CAPITAL DA LU(Z)-CITÂNEA


TRIBUTO A LISBOA - MENINA E MOÇA COM MAIS DE 800 ANOS,
MAS MILENAR NA OCUPAÇÃO HUMANA

CAPITAL DO PAÍS COM AS MAIS ANTIGAS FRONTEIRAS DA EUROPA



Parte III

...Continuação


LISBOA, CAPITAL DA LUZ – DA LU(z)-CITANEA (LUSITÂNIA)



















Praça do Império e Mosteiro dos Jerónimos - Foto CarlosM.Santos



Torre de Belem em festa com "instalação"- Foto de CarlosM.Santos


Foi no séc. XVI, especialmente no reinado de D. Manuel I, que se iniciou a época mais aurea da Cidade: O começo da Época de Ouro da cidade, caracterizada opulência da corte e pela profusa construção de um Património Monumental, pelo estilo Manuelino na arquitectura, nome que advém do monarca da época, D. Manuel I, e que se caracteriza tipicamente pela utilização de motivos marítimos na sua decoração.



Ponte 25 de Abril e Monumento às Descobertas-Belem - Foto de CarlosM.Santos


Ao longo dos séculos, Lisboa cresceu e foi mudando naturalmente. Mais tarde, quando o centro da cidade foi destruído quase por completo pelo Terramoto de 1755, foi o Marquês de Pombal, Primeiro Ministro do Rei D. José I, que se encarregou da sua reconstrução, criando assim a chamada Baixa Pombalina, uma área comercial que ainda hoje mantém a maior parte da sua traça original.
Lisboa é uma capital histórica, que reflecte a mistura de civilizações várias, com um carácter e um encanto fora do comum, onde 800 anos de influências culturais diversificadas se misturam com as mais modernas tendências e estilos de vida, criando contrastes verdadeiramente espectaculares.



BELÉM, O BERÇO DAS NAVEGAÇÕES




Marina de Bellem - Fotos de Carlos M.Santos






Belém é o bairro mais paradigmático em termos de património relacionado com os descobrimentos. Foi das suas praias (até Algés), que partiram as naus para os “Descobrimentos”. De ali partiu Pedros Alvares Cabral e Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia. É em Belém que se sente mais, por todo o lado, a grandeza do outrora império. O Mosteiro dos Gerónimos, juntamente com a Torre de Bele´m são os mais significativos ex-libris da cidade. 

O Mosteiro dos Jerónimos, foi mandado construir em 1501 por iniciativa do rei D.Manuel I e só cem anos mais tarde viria a estar concluído. Implantado na grandiosa Praça do Império, o monumento integra elementos arquitectónicos e decorativos do gótico tardio e do renascimento, constituindo-se como um dos mais belos e grandiosos monumentos da capital. A estes elementos arquitectónicos juntaram-se motivos régios, religiosos, naturalistas e náuticos, fundando-se um eddiifício considerado a jóia do estilo manuelino, exclusivamente português.



Réplica do avião de Sacadura Cabral e 
Gago Coutinho com que realizaram a 1ª
travessia do Atlântico Norte, Lisboa-Brasil
Foto de CarlosM.Santos



Navio turístico saindo do Tejo,
frente à praia de Algés-Belem
Foto de CarlosM.Santos, das minhas janelas



LISBOA MENINA E MOÇA, SEMPRE AIROSA



Lisboa é uma capital histórica, com várias culturas e civilizações entrecruzadas, que formaram um carácter e um encanto fora do comum, onde 800 anos de influências culturais diversificadas se misturam com as mais modernas tendências e estilos de vida, criando contrastes verdadeiramente espectaculares.
Com vários motivos de encantamento, Lisboa Convida!










Lisboa à noite



Circo Internacional Cavália
Em Algés, ao Por-do-sol 

Foto de Carlos M.Santos 




Primavera em Flor no Restelo-Belem - Foto de CarlosM.Santos



Lisboa é a maior cidade de Portugal. A cidade, além de ser a capital do país, é também capital do Distrito de Lisboa, da Área Metropolitana de Lisboa e é ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Eclesiasticamente, é sede da Diocese e do Patriarcado de Lisboa.


Lisboa tem 489.562 habitantes (2008) e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², com cerca de 2,8 milhões de habitantes. A cidade e a sua área metropolitana concentram 27% da população do país. A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da península de Setúbal, apresenta um PIB per Capita superior à média da União Europeia,o que faz desta a região mais rica de Portugal..

O Conselho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 5 839 hab./km². O concelho subdivide-se em 53 freguesias, encontrando-se em estudo a formação de uma nova freguesia. Faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se aos concelhos da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. 

O principal meio de deslocação na cidade é o Metropolitano e os autocarros Ónibus) da “Carris”. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de meio milhão de carros, provenientes dos concelhos periféricos.

Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. Os seus bairros típicos atraem visitantes pelas suas características peculiares. A Baixa Pombalina, Belém, Chiado, Bairro Alto, Alfama, são zonas onde anualmente afluem milhares de turistas e visitantes.


Lisboa é, sem dúvida, uma das mais formosas cidades da europa e do mundo, cidade dos mil cambiantes de Luz, arco-íris de gentes e cores dos seus  edifícios, cidade vida-viva que nunca adormece, Luz de Lisboa procurada por pintores e outros artistas, cidade romântica dos poetas e trovadores, dos amantes do Tejo-mar, desse espelho do sol, cidade geografica e historicamente atlantica e culturalmente mediterrânica, tem um encantamento ao mesmo tempo mágico e nostalgico, que enfeitiça quem sobre ela sabe repousar os olhares  e nela se debruçar para a abraçar dos seus mirantes das sete colinas.  

Lisboa eternamente enamorado do Tejo é a Cidade dos namorados.

  •     LISBOA DAS SETE COLINAS QUE SE NAMORAM (Como Roma)


  •      LISBOA, NAMORADA DO TEJO




  •      LISBOA ETERNAMENTE FORMOSA

  •      LISBOA QUE EU AMO E QUE INVEJO

  •      LISBOA SEMPRE ALEGRE E AIROSA

  •      LISBOA MENINA E MOÇA, MENINA

  •      TEUS SEIOS SÃO AS COLINAS, VARINA

  •      LISBOA MENINA E MOÇA, AMADA

  •     CIDADE A PONTO DE LUZ BORDADA

  •     CIDADE NO MEU AMOR DEITADA

  •    TOALHA À BEIRA MAR ESTENDIDA

  •    CIDADE MULHER DA MINHA VIDA




Carlos Morais dos Santos
Cônsul (Lisboa) do M.I.Poetas Del Mundo

Escritor, poeta, fotógrafo
Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa
Membro do Instituto Histórico-Geográfico de Natal-RN-Brasil
Membro da Academia Portuguesa de Letras, Artes e Ciências


Email: carlos.morais.santos@gmail.com


























Nenhum comentário:

Postar um comentário