TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

BALANÇO SOBRE A EXPO FOTO - POÉTICA NATAL/LISBOA "CULTURAS & AFETOS




                "CULTURAS E AFETOS"
REALIZADA EM NATAL-RN-BRASIL, DE 9 A 17 DE SETEMBRO NO ROMÂNTICO E ACOLHEDOR "CASTELO LUA CHEIA HOSTEL" EM PONTA NEGRA. 

FOI UM ÊXITO NOS PLANOS ARTÍSTICO, CONVIVENCIAL E SOCIAL QUE CONCITOU O INTERESSE E O EMPENHAMENTO DAS PRINCIPAIS E MAIS REPRESENTATIVAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS  DO ESTADO E DAS PERSONALIDADES DAS ATIVIDADES LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS - POETAS, ESCRITORES, ARTISTAS PLÁSTICOS, MÚSICOS, ATORES, FOLCLORISTAS.

Castelo Lua Cheia Hostel, exibindo o cartaz do evento













ENFIM, DESDE OS REPRESENTANTES DA CULTURA MAIS ERUDITA AOS  MELHORES REPRESENTANTES DA CULTURA POPULAR, ALI ESTIVERAM ENVOLVIDAS MUITAS PESSOAS COM A SUA PARTICIPAÇÃO ATIVA, AO LONGO DE TODAS AS SESSÕES DE ANIMAÇÃO CULTURAL, QUE ACONTECERAM DURANTE TODOS OS  MAGNÍFICOS 9 DIAS, AO FIM DE CADA DIA DE EXIBIÇÃO DA EXPO FOTO POÉTICA NATAL/LISBOA.

Uma das paredes do Castelo com o tema Lisboa



O PROGRAMA MULTICULTURAL COM  PARTICIPAÇÃO DE VÁRIAS  MODALIDADES LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS POR  SEUS MELHORES REPRESENTANTES,  EM TORNO DO PRETEXTO DE UMA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE HOMENAGEAVA AS CIDADES DE NATAL E LISBOA, CARACTERIZOU ESTA INICIATIVA COMO UM  NOTÁVEL E INVULGAR EVENTO,  QUE MOBILIZOU O ENCONTRO DE AGENTES CULTURAIS DE VÁRIAS EXPRESSÕES. 

ESTE EVENTO CONSTITUIU UMA AGRADÁVEL E INTERESSANTE ANIMAÇÃO CULTURAL  QUE ILUMINOU NAQUELES 9 DIAS, UM POUCO MAIS AINDA, A  SOLAR CIDADE DE NATAL E  PONTA NEGRA. 


A EXPOSIÇÃO FOI VISITADA POR CENTENAS DE PESSOAS, INCLUINDO TURISTAS NACIONAIS E ESTRANGEIROS, QUE SE REFERIRAM MUITO ELOGIOSAMENTE ÀS OBRAS EXPOSTAS E ÀS ATIVIDADES CULTURAIS ASSOCIADAS AO EVENTO.


Poetisa Deth Haaz encaminha-se, elegantemente, para proceder à abertura da 
"Expo Foto Poética Culturas e Afetos" e conduzir as participações dos convidados
 

















TUDO ISSO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS A UM FANTÁSTICO GRUPO DE TRABALHO, AO GENEROSO PATROCÍNIO DE VÁRIOS EMPRESÁRIOS COM VISÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E CULTURAL A BEM DA CIDADE E DA CULTURA, E GRAÇAS À VALIOSA PARTICIPAÇÃO DOS REPRESENTANTES DAS VÁRIAS E REPRESENTATIVAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS DO ESTADO: POETAS, ESCRITORES, ARTISTAS PLÁSTICOS, MÚSICOS E OUTROS.

FELICITAÇÕES A TODOS !!! 

VAMOS RECORDAR AQUI OS NOMES DAS ENTIDADES E PESSOAS QUE MAIS DIRETAMENTE SE DEDICARAM E CONTRIBUIRAM, COM A SUA PARTICIPAÇÃO, PARA O ÊXITO DESTE  EVENTO CULTURAL E VAMOS REVIVER ESSE ACONTECIMENTO ATRAVÉS DE ALGUMAS FOTOS DE ALGUNS MOMENTOS  DESSE EVENTO,  QUE MUITAS OPINIÕES JÁ RECLAMAM SE DEVA REPETIR ANUALMENTE, ESPERANDO-SE O PRÓXIMO "CULTURAS E AFETOS - 2010".


O AUTOR E IDEALIZADOR DESTE PROJETO E A EQUPE DE TRABALHO ASSOCIADA, JÁ PENSAM NA PRÓXIMA EDIÇÃO DE "CULTURAS E  AFETOS LUSÓFONOS", COM MELHORIAS DE CONTEÚDOS, TEMAS E PARTICIPAÇÕES, ,AIOR ABRANGÊNCIA DO ESPAÇO DA LUSOFONIA, QUE FAÇAM DESTE EVENTO UM ACONTECIMENTO QUE MARQUE A AGENDA CULTURAL ANUAL DA CIDADE DE NATAL NO PERÍODO DE AGOSTO-SETEMBRO. O  AUTOR E TODA A EQUIPA,  ESTÃO DISPONÍVEIS.

Foram os seguintes os menbros da Curadoria:
  • Dr. Ruben Barros de Azevedo - Escritor e Presidente da SBDE-Soc.Brasileira de Dentistas Escritores. - Curador, Coordenador Geral do evento;
  • Deth Haak - Poetisa, Cônsul Poetas Del Mundo em Natal - Organição, Promoção, Relações  Públicas e Anfitriã apresentadora das intervenções culturais no evento;
  • Vivi Viana - Poetisa, Cônsul Poetas Del Mundo em Apodi - Organização e divulgadora cultural;
  • Marize Castro - Poetisa, Jornalista e Editora - Assessoria de imprensa para a divulgação pública;
  • Mary Stella Bezerril - Diretora (Administração) do Castelo Lua Cheia Hostel - Organização e Produção;
  • Patrícia Caleffi - Diretora de Marketing e Comunicação do Castelo Lua Cheia Hostel - Organização, Produção e Comunição;
  • Carlos Morais dos Santos - Escritor, Poeta, Fotógrafo - Autor e idealizador do projeto e Coordenação Geral.

1ª Surpresa:
A surpresa  que estava guardada para Carlos Morais: A entrada do Bumba Meu Boi, pelo grande
artista, ator, poeta, coreografo, folcloriista, DIMAS CARLOS.














Apraz-me também referir aqueles Poetas Del Mundo que, entre tantos mais, se destacaram na sua contante intervenção e apoio, ao londo do evento, enriquecendo-o:

  •       Pedro Grilo – Cônsul Poetas Del Mundo em Natal-norte e SPVA-Sociedade dos Poetas Vivos e Afins;
  •       Vivi Viana, Cônsul em Apódi-RN dos Poetas Del Mundo;
  •      Zelma Furtado Medeiros – Escritora, Poetisa, Presidente da Academia Feminina de Letras do RN e do Memorial da Mulher;

  •      Lúcia Helena, escritora, poetisa, historiadora (IHG/RN), Cônsul dos Poetas Del Mundo em Ceará Mirim;

  •      Jania de Souza - Poeta Del Mundo,  SPVA-Sociedade dos Poetas Vivos e Afins;
  •      Emmanoel Araújo Fernando "Poeta  Del Mundo", SPVA-Sociedade dos Poetas Vivos.

  






























2ª. Surpresa:

Dimas Carlos teatralizando magistralmente o poema SER de Carlos Morais dos Santos,


que assiste visivelmente emocionado.





























Carlos M.Santos e Deth Haak e convidados assistem emocionados
à teatralização magistral que o ator-coreografo Dimas Carlos
faz do poema SER de Carlos M.Santos







Carlos M.Santos abraça o ator-coreografo Dimas Carlos agradecendo-lhe
a sua atuação em sua homenagem.









 Renato de Lucca, proprietário do Castelo e anfitrião do evento
dá as boas vindas aos convidados






















Carlos Morais dos Santos, inicia a sua alocução inaugural

de agradecimentos  e explicações sobre o significado simbólico da sua exposição.
ainda emocionado pela surpresa que seus amigos e companheiros de

de Curadoria lhe ofereceram e pela impressionante teatralização do seu poema SER, 

por Dimas Carlos, a quem no fim abraçou comovido.


Foram entidades parceiras e Membros da Comissão de Honra, as seguintes Instituições Culturais e dois grandes cidadãos Norte Riograndenses, um de prestígio nacional e internacional, escritor, poeta, artista plástico, académico, outro um  distinto empresário e dirigente de Instituições várias e filantropo:


  •          Academia Norte Rio-Grandense de   Letras;
  • ·        Instituto Histórico-Geográfico;
  •           Conselho Estadual de Cultura;
  •          Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte;

  •        Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores:

  •        Sociedade dos Poetas Vivos e Afins;

  •        Movimento Internacional "Poetas Del Mundo - Consulado de Natal de Deth Haak;


   Doutor H.C. (UFRN) Dorian Gray escritor, poeta, artista plástico, académico.


Dr. Fernando Paiva, distinto empresário (Imirá Plaza Hotel), cidadão de visão de  responsabilidade social e cultural, dirigente de instituições cívicas, culturais e filantrópicas.












Carlos Morais dos Santos recita um dos seus poemas, acompanhado de músico da banda



A quipe de Curadoria e, particularmente, o autor deste projeto, Carlos Morais dos Santos, agradecem o precioso apoio e prestam aqui a sua singela homenagem às várias empresas amigas da cultura que, mesmo sem o respaldo dos habituais incentivos oficiais de apoio ao patrocínio cultural - que desta vez não foram conseguidos -
      demontraram quanto se orientam por critérios de responsabilidade social e cultural e, 
reconhecendo o valor e interesse do projeto "Culturas e Afetos", não hesitaram em conceder os seus apoios materiais (financeiros e de serviços), numa evidente atitude de compreensão de que a riqueza das empresas está íntimamente ligada às contribuições para a elevação cultural e social
que as mesmas podem voluntariamente oferecer às comunidades em que estão inseridas.

Principalmente, algumas destas empresas ligadas ao turismo, sabem bem que com essas contribuições estão a mostrar que o paradigma de elevação da qualidade de oferta turísta de Natal, não passa apenas pela oferta de bom clima, sol e boas praias, mas sim por uma oferta mais completa e diferenciada que uma cidade pode apresentar, de pujantes serviços de atividades de cultura e lazer.

Sem o patrocínio destas empresas não teria sido possível realizar este evento e oferecer a tantas centenas de pessoas que o vivenciaram - turistas nacionais e estrangeiros incluídos - o encantamento do Natal histórico e cultural, para além das praias, visto através de fotografias, assim como o encantamento da poesia, da música e das artes de palco que tantos artistas convidados generosamente propiciaram aos visitantes maravilhados.

Mencionamos a seguir as empresas que foram nossas parceiras em patrocínios:
 

- CASTELO LUA CHEIA HOSTEL 

IMIRÁ PLAZA HOTEL


- CASTELO CASADO - REIS MAGOS - OFFSET -


- NIC BUFFET e FLORES - MASTER LOCADORA -


- A GERADORA . TATICA - PC RENT A CAR -


- SUPORTE INFORMÁTICA
 

      A SBDE - Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores, não sendo empresa e figurando já como Instituição Cultural apoiante, merece também ser referida nos agradecimentos aos patrocinadores por, além do apoio que nos foi dado pelo Curador do Evento, seu Presidente,  Dr.Rubens Barros de Azevedo ainda, através dele, foi oferecido um patrocínio, expontâneo, 
com uma contribuição financeira.   
Em termos de repercussão social e de adesão pública, este evento foi muito apreciado e marcante no quadro das iniciativas voluntaristas, de tal modo colheu  a adesão pública que já se reclama que este evento conserve a marca “Culturas e Afetos”, que já se pensa dever alargar o conceito para "CULTURAS E AFETOS LUSÓFONOS" e seja reeditado anualmente no quadro da agenda cultural  da cidade de Natal, com renovados conteúdos e  mais amplasabrangências multiculturais lusófonas.


Este evento repercutiu na comunicação social e nas redes de internet, com publicações de reportagens  e entrevistas ao autor da exposição e a outros intervenientes, com a seguinte expressão:
  •        TV - Reportagens e entrevistas a três canais televisivos: TV Assembleia, TV Universitária,  TV Ponta Negra;
  •        IMPRENSA – Cinco jornais de grande circulação;
  •        BLOGS E SÍTIOS – Mais de 10 blog e sítios  da Internet acompanharam as atividades do Evento  ao longo da exposição, publicando matérias e fotos;     


  •      A visitação foi de muitas centenas de pessoas, incluindo turistas nacionais e estrangeiros.








Professora Doutora Selma Calasans; Carlos MS; Poetisa Lúcia Helena; César Revoredo, 
Presidente da FUNCARTE; representando a Prefeita de Natal; Dr, Enélio Lima Petrovich,
Presidente do IHG/RN; Prof.Dr. Marcus Cavalcante de Moraes, histotiador (IHG-RN).




Voltando ao evento e às ilustres presenças - e foram muitas - que nos honraram quer na inauguração, quer em visitas posteriores, seria difícil conseguir aqui referenciar todos. Espero ser absolvido do pecado de primeiro referir algumas personalidades mais representativas, não envolvidas na organização do evento, que nos honraram com a sua distinta visita. Depois, me permitirei ater-me a alguns amigos muito especiais. Comecemos por aqueles.  Salientarei, como exemplo: 

  • O Presidente da FUNCARTE-Fundação da Capitania das Artes e Secretário Municipal de Cultura, artista plástico César Revoredo; 
  • A Presidente do Instituto Ponte da Vida, artista plástica Miriam de Sousa, mãe da Prefeita Micarla de Sousa e, na circunstância, também em sua representação.
  • O Governo do Estado teve representante da Fundação José Augusto. A Governadora Vilma de Faria, minha convidada pessoal, havia-me dito da enorme dificuldade de a sua agenda permitir a sua visita, embora fosse tentar, mas se faria representar;
  • A Senadora do RN Rosalba Cearlini, também minha convidada pessoal, havia-me prevenido da sua eventual ausência de Natal.
    Vivi Viana em primeiro plano, Deth Haak, Maria Lúcia Aragão, Carlos e Selma Calasans.









Professor, escritor e historiador Marcos Cavalcante de Moraes (IHG/RN) proerindo a sua palestra, 
verdadeira lição da história do RN e Portugal desde o Séc.XVI, em nome do Presidente do IHG-RN, 
Dr. Enélio Petrovich e Carlos Morais dos Santos, membro do IHG-RN.


Pedro Grilo, artista plástico e poeta, recitando um poema seu
de homenagem a Carlos MS. 




Dr. Brito Dantas, advogado e GM do GOIERN; Carlos MS fotografando
Pedro Grilo; Poetisa Jania de Sousa da SPVA; Ator, poeta, coreografo Dimas Carlos.









Carlos Morais dos Santos e Miriam de Sousa, ~Presidente da Fundação Ponte, mãe e repesentante da 
Perfeita Carla de Sousa











Enélio Lima Petrovich, Presidente do IHG, Carlos MS, ´poetisas Lúcia Hele Pereira e Deth Haak










Pooetiza Alzhé, Enélio Lima Petrovich, Selma Calasans, Carlos MS e César Revoredo, Presidente da 
Fundação Capitania das Artes e Secretário da Cultura 




Selma Calasans; Dr.Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academis NR de Letras; Carlos MS;
Marize de Castro, jornalista, editora e Poeta; Deth Haak, poetisa e apresentadora do evento.






Em cima:
.   Dr.Enélio Lima Petrovich (IHG); Carlos Morais dos Santos; Alicson Guerra (Fotógrafo)


Em baixo:
.   Carlos MS; visitantes; Mary Stella Bezerril, Diretora do Castelo Lua Cheia Hostel (administração)
     e produtora do evento "Culturas e Afetos".





























Uma nota final, agora para os amigos muito especiais, para manifestar a minha gratidão a muitos amigos que fizeram questão de estar presentes, alguns vindos de longe, outros vencendo dificuldades pessoais. Corre-se sempre o risco de ferir algumas sensibilidades quando se querem referir algumas pessoas,  de entre tantas mais, mas certamente me será desculpado que eu refira aqui e agora, apenas alguns desses  amigos que estiveram presentes, e não todos, pelo fato de aqueles me terem sensibilizado pelo esforço que fizeram para virem demonstrar o seu grande afeto e consideração pela minha pessoas. Foram eles: 
  • Dr. Enélio Lima Petrovich, Presidente do IHG/RN-Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Norte que fez uma curta alocução e se fez representar pelo historiador Marcus de Moraes, numa palestra em nome do IHG;

  • Professor Dr. Marcus César Cavalcante de Moraes, meu confrade do IHG, historiador e escritor - que nos premiou com a oferta de 13 livros de sua autoria, para distribuir  por não Natalenses, sobre a história do RN - e nos brindou com uma brilhante palestra sobre esse tema, em nome do IHG;

  • Dr. Diógenos da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte Rio-Grandense de Letras, distinto advogado, escritor e poeta que nos deliciou com a declamação de algumas poesias;


  • Dr. Brito Dantas, distinto Advogado e GM do GOIERN;

  • Engº. João Batista Coringa, Professor da UFRN e GM de Honra do GOIERN;

  • Dr. Fernando Paiva, Presidente do Imirá Plaza Hotel e filantropo;

  • Doutor Honoris Causa (UFRN), Dorian Gray, escritor, poeta, pintor, escultor de grande prestígio nacional e internacional que nos brindou com sua poesia, suas palavras e  a surpresa da sua magnífica voz em canções românticas imtemporais;
  • Professora Doutora Maria Lúcia Aragão, da UFRJ, preciosa amiga, que veio do Rio de Janeiro para me honrar com seu apoio e conselhos e sua afetuosa presença.



Muitos outros amigos, na impossibilidade da sua presença na inauguração ou visita posterior, me sensibilizaram também com as mensagens que me enviaram ou telefonemas que me fizeram. Outros     não o poderam fazer. A todos os meus gratos afetos.

Enélio e Carlos, dois amigos solidários que se consideram e admiram mútuamente.












Enélio Petrovich; Carlos MS; Poetiza Alzhé Freitas (SPVA); Poetisa e historiadora 
Lúcia Helena Pereira (IHG)
 








Patrícia Callefi e Mary Bezerril, diretoras do Castelo Lua Cheia Hostel e produtoras execuutivas 
do Evento Expo Foto Poética Natal-Lisboa "Culturas e Afetos.


Em baixo:
1 - Visitante; Carlos MS; Dimas Carlos; Miriam de Sousa.
2 - Neto Rafael Linhares e seu amigo, o poeta Pedro Grilo
3 - Os nossos queridos Claúdio e Andrea, pais de Raffael 

4- Patrícia Caleffi e Mary Stella Bezerril do Castelo Lua Cheia Hostel
5 - O Grande Dorian Gray revelando, para quem não conhecia, mais um talento, o de cantor

                                                        
  










Encerramento da Expo Foto Poética: Carlos M.Santos, Deth Haak, Jania de v
Sousa e Nathy Passos   










  
















O poeta e artista plástico Pedro Grilo, oferece a Carlos M.Santos
um poema que escreveu em sua homenagem. As amizades são sempre generosas.. 


o






Como autor desta "Expo Foto Poética Culturas e Afetos, como poeta, Cônsul do M.I. Poetas Del Mundo, e como artista e cidadão, fiquei imensamente gratificado e honrado com o grande e elogioso acolhimento público que as minhas obras fotográficas em exposição obtiveram, com a valorizadora contribuição de tantos e tão talentosos poetas e artistas, com o apoio de parcerias de tão reputadas e representativas Instituições culturais, com o patrocínio de empresas amigas da cultura, com tão competentes e amigáveis companheiros de Curadoria, Organização, Produção e  Divulgação deste evento.
No dia seguinte ao encerramento da Exposição, procedeu-se à recolha e entrega das obras expostas, como doação, que Carlos M.Santos, atribuiu ao GACC-Grupo de Apoio a Crianças Carentes com Câncer. 


INSTALAÇÕES DO GACC
O ATO DA DOAÇÃO AO "GACC" DAS MINHAS OBRAS EXPOSTAS PARA COM O PRODUTO DA VENDA/LEILÃO AS VERBAS OBTIDAS REVERTEREM PARA AUXILIAR AQUELA INSTITUIÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS POBRES COM CÂNCER
    



















     

 Em cima: 

Carlos Morais dos Santos faz entrega formal da doação das obras expostas na Expo Foto Poética, à Vice-Presidente do GACC
Ângela Gomes de Sena

Em baixo:


Carlos Morais dos Santos ladeado à esquerda pela Vice-Presidente do GACC 
e à direita por Natividade Passos, Coordenadora do Desenv.Institucional do GACC  




  Mas ainda fiquei muito mais feliz, principalmente, por ter tido a oportunidade de, embora modestamente, ter contribuído com a doação das minhas obras fotográficas, que sendo um ínfimo raiozinho  de luz, assim mesmo fez brilhar os olhos das responsáveis pelo GACC que nos sorriram de gratidão, e que refletiram no olhar a determinação da esperança, que sempre os acompanha, de que mais gestos, pequenos mas muitos, como este, possam ajudar a que o olhar triste das crianças pobres que  padecem  de câncer nesta região do Brasil, também  brilhem mais, com a continuação dos bons cuidados e tratamentos que recebem no GACC, graças à generosidade de muitos e à abnegação amorosa de médicos, técnicos, dirigentes e de todo pessoal que trabalha naquela exemplar instituição de solidariedade social, que bem merece a nossa ajuda.













A Poetisa Deth Haak incentivadora da minha escolha do GACC para a doação das minhas fotografias, no ato da entrega ao lado da Vice-Presidente do GACC, Ângela Gomes de Sena







































Vista parcial do refeitório do GACC, vendo-se algumas crianças com suas mães.




















Vista parcial de um suite para criança e mãe, nas instalações do GCC

________________________________________________________________________________________
Créditos: Algumas fotografias do evento são fotos feitas por várias pessoas 
com a minha câmara, algumas outras, que se destacam pela elevada qualidade , 
foram feitas pelo grande fotógrafo e amigo de Natal, Esvaldo Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário