TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Embaixador brasileiro Lauro Moreira junto da CPLP, em Lisboa, é Consagrado e Homenageado como "Personalidade Lusófona do Ano 2010"




CONSAGRAÇÃO E HOMENAGEM AO MÉRITO DO  EMBAIXADOR LAURO MOREIRA

Já aqui, neste nosso Blogue-Revista Cultural da Lusofonia, tivémos a iniciativa de tecer, por  3 vezes, em diferentes publicações (2 com a data de 27/11/09 e outra a 12/12/09), merecidos elogios ao notabilíssimo Embaixador Lauro Moreira. 

Mas foi na nossa publicação de 27/11/09, intitulada:
"Embaixador Lauro Moreira do Brasil junto à CPLP e a sua emocionante viagem através da música do Brasil", em que mais objetiva e substancialmente, prestámos, em texto e imagens, uma justa homenagem ao mérito e ao trabaho ímpar do Embaixador brasileiro da Missão do Brasil junto da CPLP, em Lisboa, como grande cultor e construtor de uma histórica missão a favor da Lusofonia em geral e das culturas lusófonas, em particular das culturas brasileira e portuguesa, a par com a construção de um edifício de inter-relações lusófonas que marcarão para sempre  a excelente diplomacia brasileira junto da CPLP.

Com efeito, o nosso Blogue no seu labor a favor das culturas lusófonas e por ser ainda jovem de pouco mais de 3 meses, veio ainda muito a tempo de, antes de o Embaixador Lauro Moreira terminar a sua missão em Lisboa, ter assinalado profusamente por 3 vezes no espaço de menos de um mês (entre 27/11/09 e 12/12/09), o brilhante trabalho do inesquecível Embaixador.

Não podemos deixar de exultarmos agora por vermos confirmadísssimas as nossas homenagens ao distinto Embaixador Lauro Moreira - que, alías, ao longo da sua missão foi sempre alvo de grandes demonstrações de muito apreço pela sua pessoa e pelo seu trabalho - constatando que, muito justamente e na hora da "partida" (certamento com muitos regressos), são prestadas ao Embaixador duas  muito honrosas e distintas consagrações, uma pela MIL-Movimento Internacional de Lusofonia, consagrando-o "Personalidade Lusófona do Ano", numa cerimónia  cheia de brilhantismo na Academia de Ciências de Lisboa, e outra Homenagem  de iniciativa da C.E. da CPLP no Teatro do Centro Cultural da Malaposta, lugar em que outras ações do Embaixador deixaram a marca do seu prestígio e méritos culturais. 

Destaco que a Cerimónia na Academia das Ciências de Lisboa teve na mesa de honra a presença do prestigiado Professor Catedrático  e notável figura pública, Adriano Moreira, e a seu lado, a figura histórica  do  Ex-Presidente da República portuguesa e escritor Doutor Mário Soares , além de  um salão nobre repleto de muitas ilustres figuras das áreas diplomática, cultural e pública, de Portugal e de vários países lusófonos.

É pois, com múltiplos motivos de grande admiração, mas ao mesmo tempo, com um sentimento de saudade e pena de não podermos continuar a beneficiar tão constantemente das benfeitorias e dos inesquecíveis convívios com o Embaixador Lauro Moreira que nos associamos a estas homenagens, esperando poder voltar a nos encontrarmos com este Grande Paladino da Lusofonia, em Lisboa, no Brasil ou algures num canto deste nosso mundo lusófono. Aproveitamos para desejar ao Embaixador Lauro Moreira longa vida, muita saúde, felicidades e  os votos de  que possamos continuar a beneficiar da sua Luz e dos seus talentos. 
Até sempre Embaixador!
CMS         
Consagração pelo M.I.L.
Movimento Internacional Lusófono e
Academia das Ciências de Lisboa
 
O MIL – Movimento Internacional Lusófono e a Academia das Ciências de Lisboa galardoaram o Embaixador Lauro Moreira com o “Prémio Personalidade Lusófona do Ano” (2009), no dia 8 de Fevereiro, em Lisboa. O Professor Doutor Adriano Moreira presidiu esta sessão de justo reconhecimento do importante papel do Chefe da Missão do Brasil junto à CPLP na construção e consolidação da Comunidade.


HOMENAGEM AO EMBAIXADOR LAURO MOREIRA

 Teatro do Centro Cultural Malaposta – Odivelas
O Secretariado Executivo da CPLP realizou uma homenagem ao Embaixador Lauro Moreira, Chefe da Missão Permanente do Brasil junto à CPLP desde a sua abertura, em 2006, uma vez que vai deixar o posto este mês de Fevereiro. Pelos trabalhos desenvolvidos no esforço colectivo de construção da Comunidade, pelo seu envolvimento, devoção e entrega à causa da Cultura e à aproximação dos povos dos oito países de Língua Portuguesa, este momento não poderia deixar de ser assinalado. 
Programa da Homenagem 
Dia 10 de Fevereiro entre as 20h30 e as 23h30 horas
 
Sessão Cultural de Homenagem ao Embaixador Lauro Moreira

20,45     -              Chegada dos convidados
21,00     -              Chegada do Homenageado
21,03     -              Porto de Honra
21,15     -              Início da Cerimónia                   

Apresentação de Gabriel Baguet Jr.

Música:
Actuação do “Raspa de Tacho”
Actuação de Joana Melo

Intervenções:
Embaixador Russo Dias – Coordenador do CCP
Eng.º Domingos S. Pereira – Secretario Executivo

Recital de duas poesias
Leitura de nota de homenagem (biografia)
Intervenção da Presidente da Câmara de Odivelas, Dra. Susana  Amador
 Intervenção do Homenageado
Música:
Actuação de Eneida Marta

23,00     - Fim da Cerimónia


Texto introdutório de
Carlos Morais dos Santos
Escritor ensaísta, poeta, fotógrafo
Cônsul (Lisboa) M.I.Poetas Del Mundo

Editor/Administrador do Blogue
culturas.lusofonia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário