TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sexta-feira, 9 de março de 2012

LISBOA É A CAPITAL MAIS SEGURA DA EUROPA


Lisboa Moderna2

Eurostat diz que Lisboa, a capital de Portugal, é a cidade europeia mais segura. Portugal ocupa a 14.ª posição no ranking de países

Os números estão no último relatório do Eurostat, o organismo de estatística da União Europeia. Lisboa é a capital europeia com menos crimes de homicídio registados no período compreendido entre 2007 e 2009. Nos três anos, mostram as estatísticas, aconteceram na capital portuguesa uma média anual de 0,48 homicídios por cada 100 mil habitantes.

O segundo lugar do ranking – que também contabilizou, além dos homicídios, a prática de eutanásia e os infanticídios – é ocupado pela capital da Eslovénia, Liubliana, a que se seguem Madrid (Espanha), Bucareste (Hungria) e Viena (Áustria). Mais para o fim da tabela aparecem cidades como Praga, com uma média anual de 2,74 crimes; Dublin com 2,33; Berlim com 1,93 ou Londres, que apresenta um registo de 1,92, sempre para cada 100 mil habitantes.

Segundo o Eurostat, a cidade mais violenta da Europa, tendo em conta o indicador dos homicídios, é Amsterdão, capital da Holanda – onde há registo de uma média de 3,65 crimes por ano. Em Valeta, a capital de Malta, não terá acontecido qualquer homicídio ou infanticídio entre 2007 e 2009, mas como o país só tem 400 mil habitantes não entrou para o ranking, que só contempla os países com mais de meio milhão de pessoas.

Ranking por países Na lista de países com menos homicídios, Portugal ocupa a 14.a posição. A Áustria é o país mais seguro, seguido pela Eslovénia, pela Alemanha e pela Espanha. Olhando a tabela ao contrário, o ranking de países com mais crimes de homicídio é encabeçado pela Lituânia. A Estónia, a Finlândia, a Bulgária e a Roménia também apresentam, globalmente, as maiores taxas de homicídio, eutanásia e infanticídio, segundo os números do Eurostat.

Criminalidade geral
No que se refere à criminalidade global, e segundo dados da PSP, em 2011 registaram-se uma média de 547 crimes por dia em Lisboa e no Porto. Mais de metade (60%) das quase 22 mil ocorrências participadas às autoridade dizem respeito a furtos e roubos.

O crime mais referenciado, quer em Lisboa quer no Porto, é o roubo e os assaltos a carros. No ano passado, foram assaltadas ou roubadas, por dia, uma média de 60 viaturas – o que perfez um total de 22 mil crimes.

Além destas situações, segundo o relatório anual da PSP, foram ainda denunciados 114 roubos violentos de automóveis com utilização de arma de fogo e isto só no primeiro semestre de 2011. O segundo tipo de crime mais frequente são os assaltos a residências.

A PSP – que tem a seu cargo o policiamento das zonas urbanas – identificou, no ano passado, uma média diária de 30 assaltos. O terceiro lugar da lista de principais crimes tem sido ocupado, nos últimos anos, pelo carteirismo: só no espaço de 12 meses, a PSP diz ter recebido cerca de nove mil participações.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário