TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

LEGADO PORTUGUÊS SERÁ TEMA DE FILME BRASILEIRO

Publicado pela Embaixada de Portugal - Brasília em 14.11.11



Ao comemorar 250 anos de existência o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos que abriga um dos maiores conjuntos barrocos a céu aberto do mundo e, além de ser um dos principais cartões-postais de Minas Gerais,que desde 1985 detém o título de Património da Humanidade.

Apesar de todos esses predicados e de suas origens se confundirem com a própria formação da personalidade e da religiosidade do povo brasileiro, a história do Santuário ainda é desconhecida do grande público. Ignora-se, por exemplo, a importância da migração para o interior do Brasil, da fé popular no Bom Jesus de Matosinhos, oriunda do norte de Portugal, fundamentada também em duas lendas que invocam a origem dessa devoção, a primeira das quais remonta à época em que a Península Ibérica era ainda dominada pelo Império Romano e a segunda já por volta do século II.

Com o filme “O Ermitão”, teremos a oportunidade de resgatar este e outros aspectos de nosso passado, mostrando às gerações atuais e futuras onde, quando e como tudo começou, o que certamente contribuirá para despertar o interesse em preservar tanto a nossa história como o legado que nos foi deixado.

Com o roteiro lastreado em três anos de pesquisas detalhadas nos arquivos da Diocese de Mariana e do Arquivo Público de Minas Gerais, entre outras instituições, o filme destaca o arrojo lusitano no desbravamento do Brasil-Colónia e acentua a importância do ermitão português, Feliciano Mendes, na história do Brasil.

Para tanto, conjuga ação, aventura, drama e suspense, elementos que se misturam e se completam num filme cujo projeto de produção possui características que se espelham no próprio Ermitão, buscando ajuda desinteressada, juntando esforços para construir algo que fique na História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário