TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Festival de Poetas da Língua Portuguesa -Tordesilhas — terminou com êxito, dia 7 de Maio, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa

Terminou sexta-feira, dia 7 de Maio, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, o Festival Tordesilhas - Encontro de poetas de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, encontro que teve o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal e da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, com a Curadoria dos poetas brasileiros Virna Teixira e Cláudio Daniel. 

Este "Festival - Encontro de poetas lusófonos", que haviamos já aqui divulgado em postagem de 21 de Abril, encerrou com pleno êxito, ocupando durante os três dias bastantes participantes ligados à cultura em geral e à poesia dos vários países lusófonos presentes, obviamente com uma maior participação de portugueses. 

Foram muito animados os vários momentos da programação - palestras, debates, recitais, apresentações de livros. O encontro foi inaugurado pela escritora portuguesa Inês Pedrosa, em nome da Casa anfiriâ - Casa Fernando Pessoa - de que é presidente, explicando os objectivos do evento e saudando os participantes, os Curadores e o  apoio  da Embaixada do Brasil em Portugal.

O êxito alcançado por mais esta edição do "Tordesilhas", faz crer que a próxima realização já mostrará a consolidação deste projecto ao qual, em boa hora, os curadores se dedicaram. Não conhecemos qual o critério de seleção dos poetas convidados a apresentarem intervenções e recitais, mas gostariamos que, numa próxima realização, esses critérios fossem tornados públicos, para assim percebermos as  opções de representatividade dos poetas convidados dos vários países.

Foram os seguintes poetas os convidados para as principais apresentações de palestras e recitais:

Angola: Jorge Arrimar
Brail: Cláudio Daniel, Eduardo Jorge, Horácio Costa, Simone Homem de Melo, Virna Teixeira.
Moçambique: Delmar Maia Gonçalves, Jorge Viegas.
Portugal: Aurelino Costa, Casimiro de Brito, Catarina Nunes de Almeida, João Miguel Henriques, Jorge Melícias, Jorge Velhote, Nuno Júdice, Ruy Ventura.

Apresentamos a seguir algumas fotografias dos vários momentos deste encontro de poetas lusófonos -  Tordesilhas 2010":



































Professor Horácio Costa, da USP
- Universidade de S.Paulo-Brasil,
escritor, ensaísta, tradutor, poeta 






























Professora Doutora Maria Fernanda de Abreu
F.C.S-H/I.E.I.A - da U.N.L.  






O Professor de Literatura portuguesa e literaturas Hispano Americanas da USP - Universidade de São Paulo, o escritor, ensaísta, tradutor e poeta Horácio Costa, foi ainda convidado do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos da UNL - Universidade Nova de Lisboa para apresentar uma aula-palestra no curso de Mestrado em Literatura Hispano Americana, por intermédio da responsável  pelo curso, Professora Doutora Maria Fernanda de Abreu, tendo na ocasião apresentado e explicado o seu famoso poema longo "O Menino e o travesseiro  prefaciado pelo escritor portuês, José Saramago, prémio Nobel de Literatura. 

Tivemos ocasião de assistir a esta aula-palestra que constituiu um êxito com grande impacto nos muitos alunos mestrandos presententes, que aplaudiram entusiasticamente a intervenção do poeta.

2 comentários:

  1. Rua dos Mártires da Pátria

    Em Maputo
    fui à Rua
    dos Mártires da pátria
    cobrar dinheiro
    do Sô Faruk
    porque a barriga
    deu horas e não aguentei.
    Fui à Rua
    dos mártires da pátria
    cobrar dinheiro
    do Sô Pinto
    porque minha mãe
    estava enferma
    e tinha de ir à farmácia.
    Fui à Rua
    dos Mártires da pátria
    porque nasci lá
    e foi lá
    que me fiz homem.


    Delmar Maia Gonçalves
    Algés/Lisboa, 17 de Janeiro de 2002.

    ResponderExcluir
  2. Momentos

    Há momentos para sorrir
    momentos para chorar.
    Momentos para amar
    momentos para odiar.
    Momentos de paz
    momentos de guerra.
    Há um momento para viver
    e outro para morrer.
    Nós somos a obra perfeita
    em busca da perfeição.


    Delmar Maia Gonçalves
    Parede, 13 de Abril de 1996.

    ResponderExcluir