TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

3ª. Semana Cultural da CPLP em Lisboa, destaca a diversidade cultural da Lusofonia






























A Capital portuguesa mostra durante 10 dias a diversidade cultural da Lusofonia.
Lisboa - A capital portuguesa viverá nos próximos dias um ambiente cultural mais intenso do que o habitual. A par com a 80ª edição da Feira do Livro de Lisboa,  a cidade dá início à terceira edição da Semana Cultural da CPLP. A lusofonia será comemorada com cinema, literatura, artes plásticas, dança e gastronomia. 
De 30 de abril a 9 de maio Lisboa acolherá representantes de toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O lançamento aconteceu no belo Palácio Foz, com uma recepção acompanhada de um recital de poesia pela artista Elsa Noronha. 


 













No âmbito da Semana Cultural da CPLP vai realizar-se um programa denominado "CPLP nas Escolas", nos dias 3, 4,6 e 7 de maio, para dar a conhecer às crianças esta entidade, que agrega oito países unidos por uma mesma língua.

A semana de 10 dias de actividades inclui uma exposição de artes plásticas e fotografia, com trabalhos de Marta Ferreira (Portugal), Paulo Lima (Cabo Verde), Samuel Vicente (Angola), Renato Rodyner (Brasil), Manuela Jardim (Guiné Bissau), Lívio de Morais (Moçambique), Ismael Sequeira (S. Tomé e Príncipe) e Abel Júpiter (Timor-Leste).

No âmbito da Semana Cultural da CPLP, realiza-se de 4 a 9 de maio no Cinema São Jorge, a primeira edição do "FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa". O programa contará com a apresentação de documentários, curtas e longas-metragens. No decorrer da programação do FESTin serão realizados ainda workshops com o realizador de documentários da TV Globo, TV Futura e Cultura do Rio de Janeiro, Claufe Rodrigues.


 













O Dia da Língua Portuguesa terá lugar no dia 5 de maio e merecerá uma sessão comemorativa na Assembleia da República, local onde se irá igualmente realizar um debate sobre o futuro da língua.

A Semana Cultural da CPLP será ainda motivo para o lançamento de um selo comemorativo CPLP, bem como para o Festival de Dança e Música da CPLP, com artistas convidados dos oito Estados-membros.

Na vertente de dança haverá apresentações dos grupos Afrolatin Connection (Portugal), Allatantou Dance Company (Guiné-Bissau), CIA Art Brasil (Brasil), Kilandukilu (Angola), Kua Téla (São Tomé e Principe), Malimba Tradicional (Moçambique) e Bei Gua (Timor Leste).

A componente musical incluirá artistas como Ancha Cuchicaio (Moçambique), Guto Pires (Guiné-Bissau), Tito Paris (Cabo Verde), Joana Melo (Portugal), Raspa de Tacho (Brasil), Quarteto Musical Timorense (Timor-Leste) e Irmãos Verdades (Angola).










































Fonte: Texto de Portugal Digital
Fotos de Carlos M. Santos e Internet

Um comentário:

  1. Lúcia Helena Pereira3 de maio de 2010 às 07:52

    Que maavilha essa postagem da Semana Cultural CPLP!


    Parabéns.

    L.Helena

    ResponderExcluir