TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ENÉLIO LIMA PETROVICH - UM GENEROSO GUARDIÃO DA CULTURA - PROLÍFERO ESCRITOR - UM GRANDE E EXEMPLAR CIDADÃO BRASILEIRO E NORTERIOGRANDENSE - UM HOMEM BOM E ÍNTEGRO DE SENSÍVEL HUMANISMO - UM CULTOR DE AFETOS - TRIBUTO DE HOMENAGEM

TRIBUTO DE HOMENAGEM AO DR. ENÉLIO LIMA PETROVICH

É a segunda vez que, como Editor-Administrador do nosso Blog - Revista CULTURAS E AFETOS LUSÓFONOS, tomo a iniciativa de, em nome de todos os Membros do nosso "Conselho Editorial -Redatorial, a que o Dr. Enélio Lima Petrovich nos dá a honra e o privilégio de pertencer, cumprir o dever de prestar a justa homenagem ao Grande Cidadão Brasileiro e NorteRioGrandense, generoso, incansável e distinto Guardião da Cultura, que tem empenhado os melhores anos de sua longa vida, oferecendo a sua competente dedicação exemplar, à missão graciosa de Presidir,  por vontade eleitoral e unânime consenso dos Membros Efetivos daquela respeitada e prestigiada Instituição de utilidade pública e cultural, credora de notáveis contribuições para a cultura e para o aumento quantitativo-qualificativo-valorativo de um rico e vasto acervo patrimonial do Estado e do país, graças ao seu empenho, dedicação e profícuo trabalho inteligente, ao longo de muitos anos.
O primeiro Tributo de Homenagem que este nosso Blog-Revista Cultural de conteúdos temáticos e de valorização das obras  e seus autores - que já é lido por mais de 95.000 fieis leitores espalhados por mais de 20 países, nos quatro cantos do mundo, e que já se honra de ter sido distinguido, logo no seu primeiro ano de existência, por votação livre e independente por internautas, através de uma instituição também independente e competente avaliadora, com o Selo de Reconhecimento, de "TOP BLOG 2010", que nos foi outorgado e exibimos, significando o termos sido eleitos um dos dez melhores Blogues  dedicados às Culturas Lusófonas: Letras, Artes e Ciências, em língua portuguesa - o primeiro Tributo de Homenagem, dizíamos, que este nosso Blog-Revista prestou ao Dr. Enélio Lima Petrovich, como reconhecimento dos seus altos e relevantes serviços prestados em prol da cultura e aumento e valorização de preciosos acervos históricos e culturais do IHG-RN, foi por ocasião e a pretexto do seu aniversário no dia 13 de Junho de 2010.

Um ano e meio após esse justo e merecido TRIBUTO DE HOMENAGEM prestada no dia do aniversário do Meu Querido Amigo Dr. Enélio Lima Petrovich, sentimos ser justo, merecido e nosso dever, voltar a prestar-lhe o nosso sincero Tributo de Homenagem, com a consciência de que não pecamos por excesso ditado apenas pelos afetos que nos unem, ao invés, pensamos que todas as homenagens lhe são devidas, considerando a sua grande dimensão intelectual, ética, humana e cívica,  a contribuição do seu profícuo e valioso labor de escritor que já nos ofereceu, até agora, um legado de mais de mais de 30 livros publicados, além da notável e generosa contribuição para a defesa e valorização da cultura e do Património Cultural do RN, o que, no seu dia-adia e no seu conjunto significam altos e relevantes serviços prestados  à sociedade Norte Riograndense e ao país.

Mas, neste momento junta-se a todas estas justas razões de merecimento deste Tribuoto de Homenagem, mais duas circunstâncias, a que a nossa Revista Culturas e Afetos Lusófonos, não poderia ficar alheia, considerando também o profundo afecto e admiração que lhe dedicamos. E é em honra a essa genuína e preciosa amizade e admiração pelo ilustre  homem de cultura, figura das maiores da sua região natal muito amada, o Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, em cuja capital, Natal, reside e onde tem consagrado toda uma luminosa e exemplar vida e labor intenso em prol da cultura brasileira em geral e Norte Riograndense em particular, que aqui vamos desassombradamente abordar essas duas circunsâncias que vêm reforçar e justificar mais esta Homenagem que lhe dedicamos:

A primeira razão é que o nosso querido amigo e Presidente do IHG-RN, está doente, entregue aos cuidados de uma hospitalização já prolongada, em situação de quase incomunicabilidade, que não sabemos ainda quanto tempo mais se prolongará, impedindo, assim, o nosso querido amigo Enèlio Lima Petrovich de retomar o seu labor que tanto amava. E esta razão  é para nós muito importante e determinante como um grande motivo para, por um lado, nos sentirmos em dívida para com a dimensão da sua dádiva de vida exemplar, de labor em prol do bem comum, da cultura, e do grande património de afetos que nos dedicou e, por outro lado, tendo em conta o seu exemplo de homem probo, ético, cívico, possuidor de uma grande amabilidade, delicadeza e solidariedade que a todos sempre prodigalizou, sobretudo em momentos difíceis . É pois nosso dever, neste momento difícil e doloroso para todos nós, os que bem o conhecem e lhe retribuem também em afeto e admiração, de nos solidarizarmos com a sua luta contra a doença e oferecermos essa nossa solidariedade também a sua amada família, sua querida esposa D. Miriam, seus filhos, noras, netos e demais parentes que o amam. Tudo isto são razões de sobejo para novamente lhe prestarmos esta nossa Homenagem.

Infelizmente, a segunda razão prende-se com algo mais desagradável e inaceitável, que nos leva, também, a erguer esta nossa Homenagem, neste exato momento, em que, sendo justa, é também oportuna, para relevar a figura desse grande cidadão que é Enélio Lima Petrovich, por ter sido injustamente, gratuitamente e covardemente atacada a sua figura de homem impoluto, como Presidente do IHG-RN, em descabidas e descabeladas declarações feitas publicamente em orgão de comunicção que albergou tal vilania, por alguem que dá pelo nome de Vandir Vilar (coincidências), o qual, numa evidente falta de escrupulos e respeito por quem não se pode defender, aproveita essa circunstância para lançar um indigno e covarde ataque pessoal, sem a menor credibilidade.

Não quero gastar mais espaço e tempo de escrita e leitura para manifestar a minha indignação e a de todos que bem conhecem o exemplo de vida de Enélio Lima Petrovich. Não conheço, não sei quem é  o senhor Vandir Vilar, nem estou interessado em saber o que faz na vida, nem desejo conhece-lo pessoalmente. Basta-me o seu gesto de evidente e clara covardia e indignidade, para eu e todas as pessoas portadores de  Valores Humanos, éticos e morais, mesmo não conhecendo o Dr. Enélio Lima Petrovich, ficarem a "conhecer" o suficiente do senhor Vandir Vilar que, com seu gesto, se mostrou no que realmente é, para não desejarmos conhece-lo em suas outras facetas, certamente indesejáveis.

Sou um cidadão português, homem de paz, que busca a harmonia entre diferenças, possuidor de sólida formação ética, moral e cívica, de consciência de cidadania comprometida e limpa, com experiências de duros combates por ideais de vida cívica e endurecido na sua firmeza de afirmação do que é justo, nos confrontos com os mais violentos métodos de repressão ditatorial, que fizeram de mim um homem de consciência limpa e literalmente sem mêdo de expressar  e de manifestar seu livre pensamento que entenda dever servir o justo, o bem ou o belo.

Considero-me potiguar de coração, que há mais de vinte anos acumula muitas e boas razões para amar esta terra potiguar, as suas gentes, a sua cultura e que tem aqui ganho e cultivado um considerável património de muitas e valiosas raízes e relações de afeto, com grandes figuras humanas, ricas de valores e princípios que comigo comungam esse valioso património. Pessoas que além dessa fortuna, são representativas de grande relevância cultural, social, pública, e que me honram com a sua amizade e consideração e me enriquecem com o seu saber e convívio. Aqui tenho residência e família já potiguar de nascimento. Tenho consagrado parte importante de minhas atividades quer aqui, quer em Portugal e noutros países, a divulgar, a promover e a valorizar o património cultural imaterial e o património material desta abençoada terra potiguar, alforbe de poetas, escritores e artistas e gente boa e de grande valor, e por isso, não esperava ter de comentar tal desaforo, em desagravo a um amigo e grande cidadão potiguar.

 Dr. Enélio Lima Petrovich e esposa D. Miriam Petrovich

Neste momento de Homenagem a Enélio Lima Petrovich, de Tributo à sua dimensão humana, inteletual e cívica, prefiro recordar e, tal como disse na Homenagem de há um ano e meio, saborear os momentos gratificantes que eu e o nosso querido Enélio já disfrutámos tantas vezes ao longo da  amizade que nos une há anos, principalmente desde a ocasião em que sob sua presidência e apadrinhamento junto com o nosso comum querido amigo o artista plástico, poeta e escritor Dorian Gray Caldas, um dos mais distintos artistas e intelectuais da cultura Potiguar e Brasileira, fui consagrado como Membro Efetivo do I.H.G/RN- Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Dr. Enélio Lima Petrovich, Presidente do IHG/RN, entregando o Diploma de
Membro Efetivo ao Prof. Dr. Carlos Morais dos Santos na cerimónia da dissertação
e posse deste Set.2008

Recordo e saboreio as nossas longas conversas partilhadas a maior parte das vezes com o nosso comum e ilustre amigo Dorian Gray, em que discorremos sobre os mais variados temas culturais e da vida, e sempre lembro os desvelados carinhos e atenções com que Enélio Lima Petrovich me prodigaliza, tal como Dorian Gray, em todas as ocasiões em que estou em Natal, passando normalmente, agora, seis meses aqui na minha residência desta sua cidade que é também já minha e muito amo.

Enélio L.P. e Carlos MS em convívio de amizade

São sempre inesquecíveis, pela riqueza do convívio, pela cultura que deles sempre emana, pela doçura e delicadeza do seu trato, todos os momentos que partilhamos, quer em conversas de amigos e encontros mais formais em reuniões da Academia Norte Rio-Grandense de Letras ou no Conselho Estadual de Cultura, que na suas qualidades de membros ilustres destas Instituições culturais, de vez em quando me vidam a participar. Normalmente os nossos encontros e os convites para eu estar como visitante nestas reuniões, onde encontro o praver de conviver também com alguns meus amigos membros e dirigentes destas instituições, são juntamente com o querido e comum amigo, Dorian Gray Caldas, o maior artista plástico, poeta, escritor e acadêmico do RN, e um dos grandes do Brasil, também membro destas Instituições, e meu padrinho e apresentador na minha tomada de posse e na tese que, então apresentei no IHG, quer, sobretudo, nos encontros informais, nos nossos almoços de convívio, ou nas visitas com que me honram em minha casa. 

Neste momento volta-me à memória, como já havia acontecido na anterior Homenagem que aqui lhe fizémos, o inesquecível carinho da sua prestigiante visita e apoio à minha exposição de fotografia e foto-poemas que, em Setembro de 2009, realizei em Natal, sobre o tema “Natal-Lisboa – Culturas e Afetos”, em que celebrei o recente Tratado de Amizade e Cooperação entre Natal e Lisboa. Ainda conservo bem nítida a imagem da forte e incontida emoção com que então discursou na abertura solene do evento, saudando o meu labor cultural e artístico, tendo ali se deslocado em precárias condições de saúde que lhe recomendavam naquele dia não dever sair de casa, mas que, insistindo em ir, lá se deslocou, acompanhado da querida amiga e nossa confreira do IHG, a ilustre poetisa das Flores e do Amor, Lúcia Helena Pereira, sua devotada e fraternal amiga. Enélio fez questão de me saudar e apoiar pessoalmente, tendo me causado profunda emoção, o seu gesto carinhoso, generoso, abnegado e gratificante.

Quero recordar também a enorme alegria que me deram Enélio Lima Petrovich e Dorian Gray Caldas, quando, ano passado, fizeram questão de estar presentes, com suas esposas, correspondendo ao meu convite e de minha esposa, na minha singela festa de aniversário em minha casa, onde, nessa ocasião juntámos um grupo de amigos para celebrarem comigo mais um ano da minha existência. As palavras que então me dirigiram em tom de homenagem e apreço à minha pessoa, ainda hoje me emocionam pela generosidade dos encómios com que me mimaram muito sinceramente. Esses são os inesquecíveis presentes de aniversário quando vêm de pessoas como Enélio e Dorian.

Carlos M. Santos, Dorian Gray, sua filha Dione, em convívio  em minha casa

Infelizmente este ano meu aniversário não pode contar com a presença desses tão preciosos amigos, ambos por razões de impedimento por doença. Por isso o calor e o brilho da festinha de aniversário foi menor, e foi notória para os outros queridos amigos presentes, a minha tristeza pela falta de ambos e a minha sensibilidade à flor da pele e da humidade nos olhos, quando nas primeiras palavras que entendi dirigir a todos os meus amigos convidados, anunciei as razões da ausência desses bons e grandes amigos, e pedi que elevassemos todos um primeiro voto de recuperação rápida da saúde de Enélio e Dorian. Que assim seja. Confiemos!    


Repito: Enélio Lima Petrovichh é assim mesmo, uma dessas raras figuras humanas que se sente feliz em prodigalizar afetos, atenções e delicadezas aos seus inúmeros amigos. O seu enorme humanismo está sempre presente mesmo no seu labor intelectual, enquanto escritor, historiador, ensaísta e Presidente do IGH, com uma das mais honrosas e elevadas obras ao serviço da cultura Norte Riograndense. Enélio Lima Petrovich está na presidência do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) há mais de 40 anos, onde desenvolve um constante trabalho em favor da cultura do RN.
Ex-secretário de Estado, publicista, advogado, historiador, escritor, jornalista, imortal da Academia Norte-Riograndense de Letras (ANL) e, acima de tudo, confesso admirador e discípulo de Câmara Cascudo, Enélio Petrovich tem como missão de vida zelar pela memória Potiguar.

A propósito da pessoa humanamente grandiosa e figura cultural da maior relevância que é o Dr. Enélio Lima Petrovich, ocorreu-me voltar a dar, aqui e agora, a palavra à sua grande e dedicada amiga, a que também me unem calorosos afetos, que é a luminosa Poetisa e escritora Lúcia Helena Pereira.

Enélio L.P., Carlos MS e Lúcia Helena Pereira na exposição de fotografia e
foto-poemas de Carlos MS, Natal, Set.2009

Ouçamo-la:

“ A vida é quase sempre uma dança sob abismos. de repente algo vem e nos surpreende.
Enélio lima petrovich, homem notável das letras, presidente do instituto histórico e geográfico do RN, acima de tudo é um homem sensível e justo.
Ele tem presidido o IHG/RN há boas décadas, como um verdadeiro herói, um Dom Quixote nordestino, com descendência croata.

Pois hoje, ele me telefonou comunicando o estado de saúde de sua amada e musa - Miriam Petrovich - (diga-se, uma linda mulher), que submeteu-se a exames cardiológicos e encontra-se sob cuidados médicos, já, fora de maiores perigos.

Em contra partida, Enélio Petrovich chora ao telefone, ao falar comigo: "…minha querida, não ando bem, sinto-me fragilizado com a visão insuficiente"... enquanto isso, eu chorava também. Chorava pelo homem bom, pelo meu Presidente do IHG/RN, pelas vezes com que, cheio de amabilidades, recebeu visitantes levados por mim ao Instituto: O jornalista Acreano Elson Martins (julho/2008);Celso Antunes de Oliveira e Anna (Curitiba/PR); A posse do Dr. Carlos Morais dos Santos, da Soc. De Geografia de Lisboa, onde reside, mas com residência em Natal, como sócio efetivo do Instituto; Do Dr. José Maranhão (PB).

Lembro-me das inúmeras vezes que participou, sob minha presidência, dos eventos e solenidades da AJEB e do lindo show filantrópico "Quando Setembro Chegar", que ele tanto aplaudiu, de 1994 a 1998, no Teatro Alberto Maranhão.tanta coisa boa a recordar...as fotos bem dirão desses "recuerdos", nesta manhã de oito de Abril de 2009.

Quando emoções brincam de poesias em minha alma.Obrigada, Enélio, pela grande figura que você é!!!

Enélio me prestigiou, em 1998, com minha noite de autógrafos no IHG/RN, quando lancei a "Breve Coletânea de Juvenal Antunes";Quando solicitei a posse deIolanda Montenegro Tavares (CE), sócia-correspondente do IHG/RN; Quando recebeu e aplaudiu Giselda Medeiros (CE); Gisele Bueno Pinto (RS); Margarida Dias Cassales (RS); Iris Fernandes Titto (+) de SP; Joaquina Fernandes de Oliveira - Quina de Oliveira (SP) e muitas outras figuras da literatura brasileira".
L.H.P.

Termino este texto-depoimento de Homenagem a Enélio Lima Petrovich e, ainda a propósito da ofensa que lhe foi leviana e gratuitamente dirigida, citando uma pequena passagem que o Presidente da UBE-RN (Instittuição de que também tenho a honra de ser membro efetivo eleito),  da NOTA DE ESCLARECIMENTO DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES, que por ser pública a pedido do autor, o também meu amigo que muito prezo e admiro, Dr. Eduardo Gosson, aqui reproduzo essa Nota que Eduardo Gosson dirigiu ao

Dr. Eduardo Gonson, Presidente da UBE-RN

Senhor Rodrigo Sérvulo Editor do site Carta Potiguar,

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES-UBE

A União Brasileira de Escritores – UBE/RN, através da sua Presidência, vem prestar os seguintes esclarecimentos à opinião pública do nosso Estado:


1) A UBE é o órgão de classe dos escritores potiguares tendo sida fundada em 14 de agosto de 1959, em assembleia na sede do IHGRN, às 20h50. Dr Enélio Petrovich está entre os fundadores. O maior legado que o Dr Enélio deixará para a posteridade é a sua obra que contém mais de 30 livros publicados e uma vida de honestidade nestes tempos sombrios;

2) O Estatuto da entidade em seu artigo 3º, afirma: “ A UBE tem por objetivo fundamental fomentar a cultura e dar apoio aos escritores potiguares”(grifos nossos);

e mais adiante o Presidente da UBE-RN, Eduardo Gosson, acrescenta:

. .."Enquanto tiver um Escritor caluniado, difamado, aí estará a UBE."


Natal/RN, 07 de dezembro de 2011
Nota:
os sublinhados são nossos

EDUARDO ANTONIO GOSSON
Presidente

Carlos M.Santos e Eduardo Gosson, no IV E.E.P.

Eduardo Gosson é, todos o reconhecem -  essa outra grande figura humana e intelectual de escritor e poeta, de elevado porte ético, moral, homem generoso, corajoso e impoluto, também um exemplo de cidadania e doação de vida às causas cívicas e culturais e à valorização da UBE-RN e dos escritores e sua defesa, que muito estimo, considero e admiro.

   

QUERIDO AMIGO ENÉLIO, VOTOS MUITO AFETUOSOS DE RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E QUE BREVE RETORNE AO CONVÍVIO COM TANTOS E TANTOS AMIGOS QUE MUITO O CONSIDERAM E ADMIRAM. DESEJAMOS LONGA VIDA E FELICIDADES, EM COMPANHIA DE SUA AMADA E DEDICADA ESPOSA MIRIAM, LINDA SENHORA DE FINO E AMÁVEL TRATO, SUA GRANDE COMPANHEIRA DE UMA VIDA.
SAÚDE A AMBOS E A TODOS OS MEMBROS DESSA ADMIRÁVEL FAMÍLIA SUA QUE TANTO AMA.

Carlos Morais dos Santos
Prof. Universitário - Economista e Gestor
 Consultor Internac. em Desenvolv.Estratégico  Sustentado
Escritor, ensaista, poeta, fotógrafo
Cônsul (Lisboa) da Assoc.Internac.Poetas Del Mundo
Membro da Academia Portuguesa de Letras, Artes e Ciências
Membro da Sociedade (portuguesa) de Geografia de Lisboa
Membro da Soc.Portuguesa de Estudos do Séec.XVII
Membro da Sociedade de Língua Portuguesa
Membro da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos-Civitas
Membro do Tribunal Internacional sobre o Iraque-Audiência Portuguesa
Conselheiro do Conselho Superior de Ética e Responsabilidade Social-Portugal
  Membro da AVAAZ Internacional-Defesa dos D.H., Ecologia e Paz
Membro do IHG-RN-Brasil
Membro da UBE-RN-Brasil
Membro da SPVA-RN-Brasil
Membro do Clube de Língua Portuguesa-BH-MG-Brasil

3 comentários:

  1. Prezado e combativo Seareiro: Bem haja!
    Solidarizo-me com suas contundentes e justas palavras de indignação perante o que, com razão, classificou de covarde (diria eu, gratuita) agressão a esse ícone potiguar, o insígne Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Prof. Enélio Petrovich.
    É demais sabido por todos que essa Instituição é legalmente constituída, tem seu Estatuto cumprido à risca, onde consta a oportunidade de candidatura de seus componentes à Direção daquela Casa. Portanto, neste quesito nada há de errado quanto à permanência do Mestre na sua Direção.
    Além disso,em todos esses anos houve inúmeras oportunidades para quem quer que seja destilar o seu veneno da discórdia e da vilania. Esperar que o "acusado" não possa se defender, pública ou particularmente, das agressões sofridas só tem um nome: COVARDIA!
    Como bem disse, não se deve gastar mais tempo e raciocínio nesse triste tema. Portanto, concentremos a nossa preciosa energia no sentido de ajudar com o nosso pensamento positivo de extrema solidariedade para que o nosso Presidente ultrapasse a difícil fase em que se encontra e possa retornar ao nosso convívio. Mas, de qualquer das maneiras, que seja feita a soberana vontade divina e que saibamos entendê-la e aceitá-la.
    Fraternal abraço, com extensão a todos que tiveram o privilégio até agora de conviver com a impoluta e elevada figura humana do Prof. ENÉLIO.

    ResponderExcluir
  2. O QUE PODERIA DIZER DE UM HOMEM QUE SÓ DIZ O BEM DOS OUTROS HOMENS!

    LOUVORES A CARLOS MORAIS DOS SANTOS!


    L.HELENA

    ResponderExcluir