No Museu de Arte Sacra de São Paulo, uma exposição que reúne mais de 30 presépios de 20 países, incluindo Portugal, estará patente ao público até dia 8 de janeiro..
Esta é a primeira vez que a exposição é feita e a ideia é montá-la todos os anos. O museu já exibe durante todo o ano alguns exemplares de presépios. Um deles, doado pelo artista plástico Ciccilo Mattarazzo, está exposto em permanência. A obra tem 1.600 peças e só há mais dois presépios do mesmo nível em todo o mundo.
De acordo com a consultora do Museu de Arte Sacra, Beatriz Vicente de Azevedo, o que chama a atenção na exposição é a grande variedade e as particularidades de cada obra, reflectindo aspectos regionais e culturais de cada país. A curiosidade é que, embora o tema seja o mesmo, há diferentes formas de expressão e características. “Como o presépio é uma arte popular, não segue aqueles padrões rígidos de uma arte académica. O presépio do Peru, por exemplo, usa os animais dos Andes e os personagens têm feições dos índios andinos. O da Polónia, em vez de ser uma gruta, apresenta um castelo misturado com uma catedral sumptuosa. O do Uruguai é todo feito com produtos orgânicos”.
Segundo Beatriz de Azevedo, as obras foram cedidas pelos consulados dos países e colecionadores particulares. “Há presépios da Polónia, Uruguai, Colômbia, Chile, México, Argentina, Peru, Israel, Guatemala, Itália, Estados Unidos, Portugal, Zimbabwe, França, Mossi [Alto Volta, África], Nigéria, Alemanha, Espanha, El Salvador e Brasil.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo fica na Avenida Tiradentes, 676, no bairro da Luz, na capital paulista. A exposição estará patente ao público até ao dia 8 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário