O logo do FADO -- Património da Humanidade
CELEBRAMOS NESTA PUBLICAÇÃO A CONSAGRAÇÃO DO FADO COMO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE.
O RECONHECIMENTO DA BELEZA E DO VALOR CULTURAL DE UMA FORMA DE EXPRESSÃO LÍRICA E MUSICAL QUE IDENTIFICA UM POVO, É NO CASO DO FADO TAMBÉM O RECONHECIMENTO DE COMO ESTA EXPRESSÃO FOI ENCONTRANDO UMA IDENTIDADE UNIVERSAL, TENDO PARTIDO PRIMEIRO DA IDENTIDADE COM UMA CIDADE - LISBOA - PARA SER APROPRIADA, DEPOIS, POR TODA UMA VELHA NAÇÃO DE QUASE 900 ANOS DE EXISTÊNCIA DE GLORIOSO PASSADO HISTÓRICO, QUE TAMBÉM A TORNOU UMA NAÇÃO DO MUNDO E, POR FIM, ESSA EXPRESSÃO ARTÍSTICA CONSQUISTOU O APREÇO DO MUNDO INTEIRO, QUE SENTE NO FADO O ECO EMOCIONAL DOS SENTIMENTOS MAIS PROFUNDOS DA ALMA HUNMANA.
ESTE RECONHECIMENTO ATRIBUÍDO AO FADO, RESULTA, TAMBÉM, DELE EXPRESSAR SENTIMENTOS COMUNS A TODA A GENTE, DE CONTAR HISTÓRIAS DE VIDA PROFUNDAMENTE HUMANAS, E DE CONTER EM SI UMA FORMA MUSICAL ÚNICA, SINGULAR, QUER NAS ESTRUTURAS MELÓDICAS, QUER PORQUE É TRADICIONALMENTE APOIADO POR INSTRUMENTOS TÍPICOS, QUE EVOLUIRAM DE OUTROS MUITO ANTIGOS - A GUITARRA PORTUGUESA COMO EVOLUÇÃO DA CÍTARA E DE OUTROS INSTRUMENTOS ANTIGOS, É DOTADA DE UMA SONORIDADE BELÍSSIMA, QUE REPERCUTE NA ALMA DE QUEM OUVE.
MAS, TAMBÉM, E SOBRETUDO, PORQUE O FADO É SERVIDO POR FORMAS DE CANTO E DE INTERPRETAÇÃO QUE SÓ RARAS VOZES E PERSONALIDADES SÃO CAPAZES DE CONSEGUIR EXPRIMIR, SENTIR E FAZER SENTIR, JUNTAMENTE COM O DIÁLOGO ÍNTIMO COM ESSAS SONORIDADES DA GUITARRA PORTUGUESA, PENETRANDO FUNDO NA SENSIBILIDADE HUMANA E FAZENDO DO FADO UMA EXPRESSÃO LÍRICA-MUSICAL INCONFUNDÍVEL.
PORTUGAL E OS PORTUGUESES, TÊM AGORA, MAIS UM MOTIVO DE ORGULHO NA SUA HISTÓRIA E NA SUA CULTURA, A JUNTAR A UM DOS MAIS VASTOS E RICOS ACERVOS CLASSIFICADOS COMO PATRIMÓNIOS MATERIAIS DA HUMANIDADE. MAS PORQUE O FADO, FOI FEITO DE MUITAS SINAS, DE MUITOS DESTINOS, DE MUITAS ANDANÇAS DE UM POVO ORIUNDO DE UMA PEQUENA NAÇÃO QUE REALIZOU A PRIMEIRA GRANDE GLOBALIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, O FADO É, TAMBÉM, A EXPRESSÃO AMADURECIDA DE SINCRETISMOS CULTURAIS, QUE SURGE MAIS TARDE, COMO UM CANTO QUE RECORDA AO POVO O QUE LEVOU E TROUXE DE MUITAS VIAGENS, ANDANÇAS E PERMANÊNCIAS, DURANTE SÉCULOS, RECEBENDO INFLUÊNCIAS VÁRIAS QUE TORNARAM O FADO UMA FORMA MISCIGENADA DOS CANTARES DE TRISTEZAS, ANGÚSTIAS, SAUDADES E ALEGRIAS DAS GENTES SIMPLES DESSES POVOS, APESAR DE TER COMEÇADO POR ASCENDER AOS SALÕES ARISTOCRÁTICOS, PARA SER DANÇADO.
POR TUDO ISTO, ESTE RECONHECIMENTO DO FADO COMO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE NÃO É SÓ MOTIVO DE JÚBILO PELOS PORTUGUESES. É TAMBÉM UMA CONSAGRAÇÃO DOS POVOS E NAÇÕES DE CULTURAS LUSÓFONAS, DE ONDE O FADO HERDOU ALGUNS DOS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS, PRINCIPALMENTE DO BRASIL, DE ÁFRICA, MAS NÃO SÓ.
MAS A ENORME PAIXÃO QUE O FADO DESPERTOU NO MUNDO INTEIRO, DEVE-SE, SOBRETUDO, A PARTIR DA GENIAL INTÉRPRETE E CANTORA QUE FOI AMÁLIA RODRIGUES, SEGUIDA DEPOIS POR OUTROS GRANDES ÍNTERPRETES DE ENORME TALENTO, COMO CARLOS DO CARMO, JOÃO BRAGA, DULCE PONTES, MARISA, CAMANÉ, ANA MOURA, CARMINHO, E MUITOS OUTROS DAS NOVAS GERAÇÕES, QUE LEVANDO O FADO A TODO O MUNDO, DESLUMBRARAM E TOCARAM O CORAÇÃO TANTO DE EUROPEUS, AFRICANOS, AMERICANOS, COMO DE ASIÁTICOS.
E, PRIMEIRO COM A GRANDE AMÁLIA RODRIGUES, DEPOIS COM MUITOS DOS GRANDES FADISTAS QUE SE LHE SEGUIRAM, O FADO, ATRAVESSANDO MARES E CONTINENTES, DE LISBOA AO JAPÃO, PASSOU A ENCHER SALAS, SALÕES, E GRANDES ESPAÇOS, DE APAIXONADOS PELO FADO, QUE MESMO SEM ENTENDEREM AS PALAVRAS, SENTEM QUE AS EMOÇÕES TRANSMITIDAS POR ESSE CANTAR ÚNICO E PELAS SONORIDADES INIGUALÁVEIS QUE SOLTAM AS GUITARRAS PORTUGUESAS, NUM DIÁLOGO INTIMISTA, EMOCIONAL E PROFUNDO, LHES ATRAVESSA A ALMA E OS PENETRA QUASE MÍSTICAMENTE. O FADO TEM ESSA MAGIA! SURGEM, EM MUITOS PAÍSES, ESCOLAS DE FADO, ONDE SE APRENDE, EM IDIOMAS LOCAIS OU EM IDIOMA PORTUGUÊS, ESSA FORMA DE CANTAR E DE TOCAR A GUITARRA PORTUGUESA, COMO, E SÓ PARA DAR UM DOS EXEMPLOS MAIS INUSITADOS, ACONTECE NO LONGÍNQUO JAPÃO.
E, PRIMEIRO COM A GRANDE AMÁLIA RODRIGUES, DEPOIS COM MUITOS DOS GRANDES FADISTAS QUE SE LHE SEGUIRAM, O FADO, ATRAVESSANDO MARES E CONTINENTES, DE LISBOA AO JAPÃO, PASSOU A ENCHER SALAS, SALÕES, E GRANDES ESPAÇOS, DE APAIXONADOS PELO FADO, QUE MESMO SEM ENTENDEREM AS PALAVRAS, SENTEM QUE AS EMOÇÕES TRANSMITIDAS POR ESSE CANTAR ÚNICO E PELAS SONORIDADES INIGUALÁVEIS QUE SOLTAM AS GUITARRAS PORTUGUESAS, NUM DIÁLOGO INTIMISTA, EMOCIONAL E PROFUNDO, LHES ATRAVESSA A ALMA E OS PENETRA QUASE MÍSTICAMENTE. O FADO TEM ESSA MAGIA! SURGEM, EM MUITOS PAÍSES, ESCOLAS DE FADO, ONDE SE APRENDE, EM IDIOMAS LOCAIS OU EM IDIOMA PORTUGUÊS, ESSA FORMA DE CANTAR E DE TOCAR A GUITARRA PORTUGUESA, COMO, E SÓ PARA DAR UM DOS EXEMPLOS MAIS INUSITADOS, ACONTECE NO LONGÍNQUO JAPÃO.
ESTE APAIXONAMENTO PELO FADO DEVE-SE, POR ISSO, TAMBÉM AOS EXTRAORDINÁRIOS E VIRTUOSOS MÚSICOS QUE FAZEM CANTAR, CHORAR, GEMER E PULSAR DE TRISTEZAS E ALEGRIAS, AS CORDAS DA GUITARRA PORTUGUESA, AO RITMO DO VIOLÃO OU GUITARRA CLÁSSICA, NESSE DIÁLOGO INTIMISTA E CÚMPLICE COM AS VOZES DOS CANTORES INTERPRETES.
Guitarra Portuguesa
Vibram as coedas em pulsões que choram
que gritam, que cantam, em alvoroço emocional
Sons da terra, dos rios e do mar
elevam a voz de um povo ancestral
em enérgicos trinados que embalam e namoram
em toadas medievas, uma guitarra a cantar
como amada mulher de um génio musical...
...Guitarra portuguesa, tu és Portugal !!!
O FADO É, ASSIM, MÚSICA INSTRUMENTAL E VOCAL ÚNICA, VOZES SINGULARES, SENTIMENTOS HUMANOS COMUNS, POÉTICA PROFUNDA, RAZÕES PARA QUE ESTA CONSAGRAÇÃO E CELEBRAÇÃO SEJA DE TODA A HUMANIDADE, PORQUE O FADO, COMO O TANGO E OUTRAS EXPRESSÕES CULTURAIS QUE CONQUISTARAM OS CORAÇÕES E AS ALMAS DE TODO O MUNDO, MERECEM SER PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE.
QUISEMOS, NESTA PUBLICAÇÃO MUITO ESPECIAL, PRESTAR O NOSSO TRIBUTO DE HOMENAGEM AO FADO E A TODOS QUANTOS O TORNAM TÃO BELO, TÃO PROFUNDAMENTE HUMANO. POR ISSO, EXCEPCIONALMENTE, ESTA PUBLICAÇÃO É EXTENSA E DENSA, PRINCIPALMENTE PORQUE TEM VÁRIOS VÍDEOS COM OS GRANDES INTERPRETES, PORQUE O NOSSO BLOG-REVISTA "CULTURAS E AFETOS LUSÓFONOS" PRETENDE CONTINUAR A SER UM DOS MAIS DEDICADOS ESPAÇOS NÃO INSTITUCIONAIS DA INTERNET, CONSAGRADO À VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS DA LUSOFONIA - LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS, JÁ LIDO EM MAIS DE 20 PAÍSES DOS QUATRO CONTINENTES, POR MAIS DE 95.000 LEITORES.
ESTA POSTAGEM É, POIS, DADA A SUA DENSIDADE, PARA IR SENDO, SOBRETUDO OUVIDA, UM POUCO DE CADA VEZ, PARA SER SABOREADA NÃO SÓ PELOS AMANTES DO FADO, COMO POR AQUELES QUE AINDA POUCO O CONHECEM.
É UMA PUBLICAÇÃO EXCEPCIONAL NA EXTENSÃO DOS SEUS CONTEÚDOS AUDIO-VISUAIS E, POR ISSO, ACONSELHAMOS A QUE SEJA REVISITADA VÁRIAS VEZES, AO LONGO DOS TEMPOS DISPONÍVEIS, PARA QUE, QUEM AMA MUITO O FADO, POSSA DELICIAR-SE A OUVIR ATÉ AO FIM, TUDO O QUE AQUI FOI PUBLICADO NESTA SELEÇÃO QUE FIZÉMOS, A PENSAR NO ENORME PRAZER QUE OFERECEMOS AOS NOSSOS FIEIS LEITORES QUE GOSTAM E AMAM O FADO.
POR ÚLTIMO, ESTA PUBLICAÇÃO INCLUI NO FINAL, DOIS DOCUMENTOS HISTÓRICOS (VÍDEOS) IMPORTANTÍSSIMOS: UM SOBRE A PROMOÇÃO DA CANDIDATURA DO FADO E, OUTRO, SOBRE AS CELEBRAÇÕES DA ELEIÇÃO DO FADO A PATRIMÓNIO MUNDIAL.
O PRIMEIRO DESSES DOIS VÍDEOS É UM PRECIOSO DOCUMENTO HISTÓRICO, QUE FOI UMA DAS PEÇAS PROMOCIONAIS DA CANDIDATURA DO FADO A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE, EXCEPCIONALMENTE BEM COMENTADO EM LÍNGUA INGLESA, MAS COM LEGENDAS EM PORTUGUÊS. O RELATOR VAI APRESENTANDO O QUE DE MAIS SÉRIO E CIENTIFICAMENTE INVESTIGADO SE PODE DIZER DO QUE REPRESENTA E É O FADO, NAS SUAS ORIGENS, NA SUA HISTÓRIA E EVOLUÇÕES, COMO EXPRESSÃO DE UM POVO QUE, TENDO DEMANDADO OS SETES MARES, LEVOU E TROUXE CONSIGO, DE ÁFRICA, DAS AMÉRICAS, DA ÁSIA E, MAIS TARDE DE SINCRETISMOS COM O QUE NO BRASIL TAMBÉM SE CHAMAVA FADO, A UMA CANÇÃO PARA DANÇAR.
ATRAVÉS DESTE VÍDEO, PODEMOS SABER QUE O FADO APARECE, EM LISBOA, POR VOLTA DE 1820-1830, COMO A VOZ DAS EMOÇÕES SENTIMENTAIS MAIS PROFUNDAMENTE HUMANAS, TRADUZIDAS EM CANÇÕES E MÚSICAS DA ALMA E DOS SENTIDOS E EMOÇÕES, QUE FALAM DO FASCÍNIO DE VIAGENS E DE GENTES E SUAS CULTURAS, DOS PERIGOS E INCERTEZAS, DAS SAUDADES, TRISTEZAS, ANGÚSTIAS, ESPERANÇAS, CHOROS E CONTENTAMENTOS.
PORÉM O FADO, SURGE LOGO POUCO MAIS TARDE EM LISBOA, COMO EXPRESSÃO MUSICAL JÁ AMADURECIDA COM SINCRETISMOS VÁRIOS, MAS TENDO NO SEU ADN, A GÉNESE HISTÓRICA E CULTURAL DA EXPRESSÃO DA ALMA MUSICAL DE UM PEQUENO PAÍS DE MARINHEIROS - PORTUGAL - QUE SITUADO NESSA FINISTERRA DA EUROPA, "ONDE A TERRA ACABA E O MAR COMEÇA", SE LANÇOU AOS OCEANOS DESCONHECIDOS, "NAVEGANDO POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS" NAS SUAS NAUS E CARAVELAS, EMPREENDENDO, ATÉ ENTÃO, A MAIOR EMPRESA DA HUMANIDADE, QUE O LEVA A "REVELAR AO MUNDO NOVOS MUNDOS" E A REALIZAR A PRIMEIRA GRANDE GLOBALIZAÇÃO DA HISTÓRIA, QUE PROMOVEU A MAIOR REVOLUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, ECONÓMICA, SOCIAL E DE ETNO-MISCIGENAÇÃO CULTURAL E BIOLÓGICA DA HISTÓRIA HUMANA, E DEU AO "RENASCIMENTO EUROPEU" A MAIOR DE TODAS AS CONTRIBUIÇÕES, COMO PRIMEIRA NAÇÃO A CONSTITUIR-SE NO MAIOR IMPÉRIO MULTICULTURAL DO MUNDO.
COMO O FADO É SOBRE A VIDA E A VIDA CONTINUA A EVOLUIR, O FADO DE LISBOA, CONTINUA A ACOMPANHAR A DINÂMICA DAS EVOLUÇÕES CULTURAIS DE LISBOA, DE PORTUGAL E ATÉ DO MUNDO, CONSERVANDO, TODAVIA, AS SUAS RAÍZES TRADICIONAIS DE TONS E RITMOS, MAS AGREGANDO-LHE AO NÍVEL INSTRUMENTAL DA GUITARRA PORTUGESA, EM FORMA DE PÊRA, DE 12 CORDAS, SONORIDADES E ARRANJOS MUSICAIS CADA VEZ MAIS CRIATIVOS E BRILHANTES, COM PADRÕES ESTILÍSTICOS PRÓPRIOS.
OS GRANDES INTERPRETES COMEÇARAM, A PARTIR DA GRANDE AMÁLIA RODRIGUES E, SOBRETUDO DEPOIS DA REVOLUÇÃO DE 1974, A LIGAR A POESIA DE GRANDES POETAS, À CRIAÇÃO DE UM NOVO MOVIMENTO DO FADO QUE O TORNA MAIS BELO, RICO E FASCINANTE, QUE É O JUNTAR A CULTURA DA GRANDE LITERATURA POÉTICA À CULTURA POPULAR.
SÃO CHAMADOS AO FADO POETAS DESDE CAMÕES A FERNANDO PESSOA, PASSANDO PELOS MELHORES POETAS CONTEMPORÂNEOS. O FADO DE LISBOA, TORNA-SE INTERNACIONALMENTE ACLAMADO, OS SEUS MELHORES INTERPRETES, ENCHEM AS MELHORES SALAS INTERNACIONAIS DE CONCERTO, E O FADO DE LISBOA, QUE CEDO SE TORNOU O SÍMBOLO CULTURAL PORTUGUÊS, CONSQUISTA OS CORAÇÕES E ALMAS SENSÍVEIS DE TODO O MUNDO, TORNANDO-SE PATRIMÓNIO JÁ NÃO SÓ PORTUGUÊS, MAS MUNDIAL. É TUDO ISTO QUE FORMA A MAGIA DO FADO. ESTE VÍDEO TEM A DURAÇÃO DE 10:05.
O OUTRO VÍDEO, É O VÍDEO COMPLETO DA "GRANDE GALA DO FADO", UM DOCUMENTO HISTÓRICO AUDIO-VISUAL, FESTA CELEBRATIVA DO SEU NOVO ESTATUTO DE PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE, ORGANIZADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA (entidade proponente oficial da candidatura do Fado), NA MAIOR, MAIS BELA E TRADICIONAL SALA DE ESPECTÁCULOS DE LISBOA, QUE É O "COLISEU DOS RECREIOS", NA BAIXA LISBOETA, EM QUE SE APRESENTARAM MUITOS DOS MAIORES ARTISTAS DO FADO, MÚSICOS E CANTORES DE VÁRIAS GERAÇÕES, QUE TÊM LEVADO O FADO AO MUNDO, E SE RENDEU HOMENAGEM ÀS GRANDES FIGURAS DO FADO JÁ FALECIDAS, QUE O TORNARAM TÃO BELO, IMPORTANTE E AMADO NO MUNDO INTEIRO. ESTE VÍDEO TEM A DURAÇÃO DE 1:11:03.
O OUTRO VÍDEO, É O VÍDEO COMPLETO DA "GRANDE GALA DO FADO", UM DOCUMENTO HISTÓRICO AUDIO-VISUAL, FESTA CELEBRATIVA DO SEU NOVO ESTATUTO DE PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE, ORGANIZADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA (entidade proponente oficial da candidatura do Fado), NA MAIOR, MAIS BELA E TRADICIONAL SALA DE ESPECTÁCULOS DE LISBOA, QUE É O "COLISEU DOS RECREIOS", NA BAIXA LISBOETA, EM QUE SE APRESENTARAM MUITOS DOS MAIORES ARTISTAS DO FADO, MÚSICOS E CANTORES DE VÁRIAS GERAÇÕES, QUE TÊM LEVADO O FADO AO MUNDO, E SE RENDEU HOMENAGEM ÀS GRANDES FIGURAS DO FADO JÁ FALECIDAS, QUE O TORNARAM TÃO BELO, IMPORTANTE E AMADO NO MUNDO INTEIRO. ESTE VÍDEO TEM A DURAÇÃO DE 1:11:03.
"NESTA GRANDE GALA DO FADO" GRAVADA NA SUA TOTALIDADE, PODEMOS ASSISTIR AO LONGO DE MAIS DE UMA HORA, A UM MARAVILHOSO ESPECTÁCULO-DOCUMENTO HISTÓRICO, EM QUE, RECEBIDOS PELO ANFITRIÃO, DR. ANTÓNIO COSTA, PRESIDENTE DA C.M.L., ESTIVERAM COMO CONVIDADOS DE HONRA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ELEMENTOS DE SUA CASA PRESIDENCIAL E FAMÍLIA, O PRIMEIRO MINISTRO E MINISTROS E OUTROS MEMBROS DO GOVERNO E FAMÍLIAS, TODAS AS MAIS IMPORTNTES INDIVIDUALIDADES DA VIDA CULTURAL, ARTÍSTICA, SOCIAL, EMPRESARIAL E POLÍTICA DO PAÍS, ASSIM COMO MUITOS ILUSTRES CONVIDADOS ESTRANGEIROS E MUITOS APAIXONADOS PELO FADO.
texto, poema e algumas fotos por:
Carlos Morais dos Santos
Carlos Morais dos Santos
Editor-Administrador do C.eA.L.
escritor, ensaísta, poeta, fotógrafo
Cônsul (Lisboa) da Asoc. Internacional dos "Poetas Del Mundo
Apaixonado por sua Lisboa natal e amante do Fado
NOTA:
Recomenda-se que, para se ouvir e sentir toda a beleza e fascinação emotiva dos fados gravados nos vídeos desta postagem, nas melhores condições, se pare a música de fundo deste Blog, clicando na respectiva janela que se encontra na coluna do lado direito, logo no princípio e, se possível, se usem auscultadores.
Painel de azulejos portugueses reproduzindo o quadro
"Fado" do pintor José Malhôa
O célebre quadro "FADO", do grande pintor José Malhôa
Foram precisos pouco mais de cinco minutos para que a decisão do comité da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Ciência e Cultura, reunido em Bali, na Indonésia - fosse tomada por unanimidade (os 23 delegados presentes – faltou apenas um – votaram a favor), com grandes aplausos, contou o musicólogo Rui Vieira Nery, presidente da comissão científica da candidatura. “Foi uma grande alegria que pôs fim a uma grande ansiedade”, disse Rui Vieira Nery, referindo-se ao ritmo lento dos trabalhos na reunião de Bali. “Já não acreditávamos que fosse aprovada hoje.”
O fado foi a última candidatura avaliada na sessão de 27.11.2011, depois de terem passado à votação mais de 30 propostas. E, mesmo assim, foi recebido com grande entusiasmo, diz o musicólogo.
Para esse clima de festa contribuiu, “e muito”, o breve discurso de António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entidade que formalizou a candidatura junto da UNESCO:
“O Dr. António Costa decidiu terminar as suas palavras, já a fechar a intervenção de Portugal, chegando o seu iPhone ao microfone e deixando que a sala ouvisse Amália Rodrigues cantar ‘Estranha forma de vida’. Foi uma emoção acabar com a voz de Amália num fado de Alfredo Marceneiro. A sala levantou-se num enorme aplauso.”
A partir de agora, o fado não é apenas a canção de Portugal, a canção de Severa, Marceneiro, Amália, Carlos do Carmo, João Braga, Dulce Pontes, Mariza, Camané, Ana Moura e Carminho - é um tesouro do mundo. Um tesouro que fala de Portugal, da sua cultura, da sua língua, dos seus poetas, mas que também tem muito de universal nos sentimentos que evoca: a dor, o ciúme, a solidão, o amor e o contentamento. Este Galardão ajudará a "acordar" todo o mundo para a importância que o Fado possui nos valores culturais e históricos de Portugal.
Uma expressão do Fado-Balada de Coimbra
na mais famosa voz - cantor Dr. Luís Gois
.
A Comunidade portuguesa em São Paulo "eufórica"
com classificação do Fado como património mundial .
A comunidade portuguesa em São Paulo recebeu a notícia da escolha do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade com "grande entusiasmo" e promete celebrar a vitória com festas em diversas associações.
Fadista Debora Rodrigues, em São Paulo
"Estamos todos eufóricos. É um sentimento de toda a comunidade portuguesa, mas em São Paulo vínhamos torcendo muito para isso e acreditávamos muito que isso iria acontecer", afirmou à Lusa o presidente do Conselho da Comunidade Luso-brasileira em São Paulo, António Almeida.
A comunidade portuguesa no estado de São Paulo possui aproximadamente 500 mil portugueses natos, além de milhares de luso-descendentes, organizados em 47 associações.
"Todos os fins de semana temos muitas festas nas associações e em todas elas hoje o Fado será lembrado, comentado e [o título de Património Imaterial da Humanidade] muito comemorado", enfatizou.
Grande Gala do Fado Património da Humanidade
O Fado é de todos. O Fado é do Mundo. O Fado já não pertence só a Lisboa e a Portugal. É Património Imaterial da Humanidade e celebrar o seu reconhecimento enquanto tesouro cultural do mundo, se impõe.
Para celebrar o honroso e justo reconhecimento do Fado como Património da Hummanidade, no dia 2 de Dezembro, pelas 21 horas, houve festa no Coliseu dos Recreios. A Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio da EGEAC e o Museu do Fado promoveram a "Gala - Fado Património da Humanidade" que contou com a participação de vários artistas da comunidade do fado, como Aldina Duarte, António Zambujo, Carlos do Carmo, Carminho, Celeste Rodrigues, Cristina Branco, João Braga, Mafalda Arnauth, Marco Rodrigues, Maria da Fé, Mariza, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro, Angelo Freire, Carlos Garcia, Carlos Menezes, Custódio Castelo, Diogo Clemente, Joel Pina e Marino de Freitas.
Fontes:
Municipal e Lisboa / DMC
ternet - Youtube
Texto, poemma e algumas fotos de Carlos M. Santos
QUE POSTAGEM FANTÁSTICA. QUANTA SENSIBILIDADE! SOMENTE O FADO TRAZ ESSA QUERÊNCIA, ESSE TOM DE MELANCOLIA E ALEGRIA. O FADO, POEMA MUSICAL QUE PORTUGAL NOS DEU!
ResponderExcluirL.HELENA
NATAL/RN