TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

domingo, 11 de setembro de 2011

JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL, UM DOS MAIORES PIANISTA BRASILEIROS, OFERECEU NO PASSADO DIA 8, QUINTA-FEIRA, O MUITO AGUARDADO CONCERTO, NO BELO PALÁCIO FOZ DE LISBOA















João Carlos Assis Brasil

O Concerto que o prestigiado pianista brasileiro João Carlos Assis Brasil, apresentou no passado dia 8, no belo Palácio Foz, de Lisboa - sob os auspícios da Ebaixada do Brasil em Portugal - foi mai um êxito, como são sempre os seus Concertos, tendo a vasta assistência que lotava o salão nobre do Palácio, aplaudido entusisticamente a atuação do virtuoso pianista, que em consideração a tão entusiásticos aplausos e pedidos de bis, premiou a assistência com a execução de peças extra programa que muito agradaram pelo virtuosismo que o pianista coloca nas suas muito pessoais interpretações e arrajos, tanto na execução de obras eruditas de Vilas Lobos ou outros compositores dos mais difíceis, como dos seus famosos madleys da música popular brasileira.

CULTURAS E AFETOS LUSOFONIOS esteve representada pela representante do nosso Conselho Editorial-Redatorial, a Professora-escritora Selma Calasans Rodrigues.Muito gratificados ficámos pelo convite que nos foi dirigido e pela oportunidade de ouvirmos ao vivo e em Lisboa este grande artista brasileiro que já conheciamos das suas interpretações publicadas no YouTube, das quais reproduzimos abaixo uma delas.


Pianista de formação erudita, irmão gémeo do saxofonista Victor Assis Brasil, começou a estudar piano ainda na infância, e aos 15 anos já era acompanhado por orquestras em concertos. Foi aluno de Jacques Klein e aperfeiçoou os estudos em Londres, Paris e Viena. Na década de 60, na Áustria, ganhou o terceiro prémio do Concurso Internacional Beethoven, tocando em seguida com a Filarmónica de Viena e actuando pela Europa.

 Mesmo consagrado como concertista clássico, envolveu-se com a música popular, tocando ao lado de outros instrumentistas - como os pianistas Clara Svernere Wagner Tiso ou o violonista Turíbio Santos - e de cantores - Ney Matogrosso, ZéRenato, Zizi Possi, Alaíde Costa, Olivia Byington. Na década de 80 gravou discos a quatro mãos ao lado de Clara Sverner: um com músicas de Erik Satie e Scot Joplin (1982), outro incluindo o norte-americano Gershwin os franceses Maurice Ravel e Gabriel Fauré.

Em seguida veio "Jazz Brasil" (1986), com total ênfase no estilo popular, incluindo obras de Tom Jobim, Radamés Gnattalie Victor Assis Brasil. Dois anos depois, ao lado de Wagner Tiso, Jaques Morelenbaum e Ney Matogrosso, lançou "Floresta do Amazonas". Em 1990, quase dez anos depois da morte precoce do irmão (em 1981), gravou o disco "Self Portrait - Assis Brasil por Assis Brasil", em que trouxe à tona composições inéditas de Victor. Os seus trabalhos seguintes foram em parceria com as cantoras Olivia Byington e Alaíde Costa. João também lançou um CD dedicado à obra de Villa-Lobos.

João Carlos Assis Brasil, um dos maiores músicos do cenário artístico, lançou pela Biscoito Fino o CD Todos os Pianos. Gravado no estúdio da Biscoito Fino, no fabuloso Steinway adquirido pela gravadora junto à Filarmónica de Berlim. Todos os Pianos é, em rigor, um tributo a colegas de instrumento que se revelaram grandes compositores ao longo da história da música no século XX - e vice-versa. Entre o choro, a bossa, o samba e o jazz americano e francês, Assis Brasil concebe suites reunindo obras de Ernesto Nazareth (Brejeiro, Odeon, Faceira, Apanhei-te Cavaquinho), Chiquinha Gonzaga (Aracê, Aguará, Sabiáda Mata), Gershwin (incluindo S´Wonderful e Rhapsodyin Blue), Cole Porter(incluindo I Geta Kick Out of You e Rhapsody in Blue), Michel Legrand (de Summer of 42 e Parapluies de Cherbourg). 

A adoração pela música no cinema é registada em duas suites, uma de Nino Rota, o compositor favorito de Fellini (com os temas de Os Boas Vidas, Amarcor de Noites de Cabíria); outra, a Suite Cinematográfica reunindo o Chaplin de Luzes da Ribalta (Lime light), o Hupfield de Casablanca (As Time Goes By), os clássicos de O Feiticeiro de Oz (Over the Rainbow, de Arlene Harburg) e Golpe de Mestre (a reciclada The Entertainer, de Scott Joplin).
             O flirt com o popular estende-se ainda a compositores cujas obras, ainda que não compostas para o instrumento, se adequam a este, pelos dedos devocionais de Assis Brasil. É o caso da Suite Melodistas Brasileiros, que aproxima o Cartola de As Rosas Não Falam e o cânone bossa novista de Luiz Bonfá e António Maria, Manhã de Carnaval, da placidez e (in)quietude impressionistas. Completam a suite obras de adeptos extemporâneos do piano no samba, Francis Hime (Minha) e António Carlos Jobim (Retrato em Branco e Preto). Nada que inviabilize, muito pelo contrário, a convivência com Rachmaninoff, Brahms, Tchaikovsky e, naturalmente, Chopin, presentes na Suite Clássica. 
Um dos compositores mais presentes na discografia de João Carlos, é seu irmão gêmeo, o saxofonista Victor Assis Brasil, um dos maiores instrumentistas de jazz brasileiros em todos os tempos. Morto em 1981, Victor deixou um legado vigoroso de temas executados em todo o mundo, muitos deles revelados depois da morte do autor pela dedicação de João Carlos em manter viva a herança do irmão. Prelúdio em Sol Menor e Valsa do Reencontro são os dois temas de Victor interpretados por João em Todos os Pianos.





Um comentário:

  1. Sempre iluminado Seareiro: Bem haja!
    Mais uma vez agradecemos pela sua sensibilidade e senso oportunista - no bom sentido, claro! - ao nos brindar com esta maravilhosa postagem e, de quebra, de borla, a magnífica interpretação do sempre grande Pianista brasileiro, mundialmente aclamado pela crítica e pelo público: JOAO CARLOS ASSIS BRASIL!
    É um privilégio poder acessar e nos deliciarmos neste peculiar espaço virtual.
    Pois que tenha vida longa e saudável para continuar este belo trabalho!
    Fraterno abraço do "Lince da Malcata"

    ResponderExcluir