NOTA DO EDITOR:
CONTINUANDO A DAR A ESTE NOSSO "BLOG-MAGAZINE SEMANAL DE CULTUTAS E AFETOS LUSÓFONOS" A SUA MISSÃO, CONSAGRADA NO NOSSO CONCEITO EDITORIAL, INICIAMOS A PARTIR DE HOJE, UM CICLO DE PUBLICAÇÕES CONTÍNUAS, DEDICADAS A POETAS DO BRASIL, DE PORTUGAL E DE OUTROS PAÍSES DA LUSOFONIA INTEGRADOS NA "CPLP - COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA", EM QUE, ALÉM DE POESIA INCLUIREMOS TEXTOS DA AUTORIA DOS POETAS QUE PUBLICAREMOS, QUANDO JULGARMOS ACONSELHÁVEL E NECESSÁRIO, TAMBÉM AGREGAREMOS ALGUMAS NOTAS BIOGRÁFICAS E BIBLIOGRÁFICAS QUE HAJAM DISPONÍVEIS, E ILUSTRAREMOS COM FOTOGRAFIAS E VÍDEOS AS POSTAGENS.
TODAVIA, ESTE CICLO DEDICADO A POETAS, NÃO SUBSTITUIRÁ, NEM PREJUDICARÁ OUTRAS POSTAGENS INTERCALARES RELATIVAS A OUTROS TEMAS, NOTÍCIAS E EVENTOS QUE SEJAM OPORTUNOS PUBLICAR. NÃO ASSUMIREMOS NENHUM CRITÉRIO SELETIVO-QUALITATIVO NA ESCOLHA DOS POETAS, E SIM NOS CONDUZIREMOS PELAS RELAÇÕES QUE PESSOALMENTE NOS LIGAM A ALGUNS DESSES AUTORES, OU A ESCOLHAS ALEATÓRIAS DE POETAS (VIVOS OU PASSADOS, DESCONHECIDOS, POUCO CONHECIDOS OU FAMOSOS) DOS QUAIS POSSAMOS TER OBRAS DISPONÍVEIS EM SUPORTE DIGITAL,EM CADA MOMENTO. A ORIENTAÇÃO DESTE BLOG É EXCLUSIVAMENTE MOVIDA POR VALORIZAR E PROMOVER AS CULTURAS LUSÓNAS, DE PREFERÊNCIA DANDO A CONHECER OS AUTORES MENOS PUBLICADOS POR OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, MAS CONSIDERADOS RELEVANTES OU PROMETEDORES NO PANORAMA LITERÁRIO DAS SUAS REGIÕES. NOSSA FILOSOFIA NÃO É GLOBAL, É GLOCAL: PROMOVEREMOS AS CULTURAS DA GLOBALIDADE DA CPLP, MAS DAREMOS ENFÂSE AOS PRODUTORES LOCAIS DE CULTURA E SUAS OBRAS.
Por Carlos Morais dos Santos
CICLO TRIBUTO AOS POETAS LUSÓFONOS
Tributo 1
Poetisa Marize de Castro
LIVRO DE POESIA
LÁBIOS - ESPELHOS
de
MARIZE DE CASTRO
COMO SE ESPERAVA, O EVENTO DO LANÇAMENTO DO NOVO LIVRO DE POESIA DA POETA MARIZE DE CASTRO- LÁBIOS-ESPELHO -NO PASADO DIA 5 DE NOVEMBRO EM NATAL-RN-BRASIL, FOI UM ÊXITO.
VOLTAMOS HOJE E AQUI, A ESTE LIVRO, NÃO APENAS PELO ÊXITO E EXCELENTE ACOLHIMENTO QUE TEVE - QUE JÁ ERA ESPERADO COM GRANDE EXPECTATIVA - MAS PARA OFERECER AOS NOSSOS LEITORES HABITUAIS E A TODOS OS VISITANTES, O PRESENTE, DE SABOR DOCE, DA PRÓPRIA VOZ DA POETISA A DIZER, PELA RÁDIO, OS NOVOS E BELÍSSIMOS POEMAS DESTE SEU MARCANTE LIVRO.
Antes de vos deixar prisioneiros das palavras ditas por Marize de Castro, levados nas suas asas poéticas, embalados pela sua doce voz, e, como feliz possuidor que sou do privilégio de ser seu amigo de longa data, mas, principalmente, como seu grande admirador e como poeta sinto, neste momento, o irreprimível impulso de voltar a lembrar o que na anterior postagem escrevi sobre Marize de Castro, pondo à consideração de novos leitores e visitantes as minhas palavras sobre esta Poetisa, até como apresentação e introdução ao que vão ouvir a seguir. cito o que então escrevi:
Marize de Castro
..." A sua poesia transcende na forma e no conteúdo as
noções de tempo e lugar para abraçar uma linguagem universal que, de livro para
livro, se vai desnudando de estilos e modismos, para ser poesia nova e pura.
Como um pássaro das alturas, ela abre suas amplas asas para voar acima das palavras, dominanndo ventos, sois e luas em desenhos de linguagens ao mesmo tempo novas e antigas. A sua poesia é livre como as águias.
Mas, Marize de Castro sempre pousa e repousa, inquieta, a sua lírica de agudíssima visão longínqua de águia real, em recônditos da alma, penetrando no seu próprio corpo e nos segredos das entranhas do sentir e do SER, levando-nos em novas metáforas para os confins da alma poética, que ela, mais que desnuda, autopsia, vira do avesso, num lirismmo intenso, corajoso, que anuncia um novo código genético de uma poesia que rasga ventres a si própria e aos leitores.
Cuidado, aviso eu aos navegadores desprevenidos: esta poesia veio para encantar, incomodando, às vezes, mas seduzindo e maravilhando sempre, porque diz o indizível e o inesperado, ou mesmo o insólito.
Da poesia de Marize Castro se fazem novos caminhos ao caminhar da sua lírica e esta sua voz poética há-de ecoar para fora deste tempo e lugar. Por Carlos Morais dos Santos
LÁBIOS-ESPELHOS de Marize Castro
Estes poemas são segredos delicados, porém angulosos: quinas que enfeitiçam. Se o leitor não toma cuidado, acaba ferido e encantado.
Nelson de Oliveira (SP)
Em cima: Marize Castro e o senador Garibaldi Alves
Marize Castro com o jornalista Woden Madruga, a jornalista Regina Barros,
a professora Cida Dias e o escritor Alex Nascimento.
Marize Castro com o jornalista e apresentador da IntevTv, Geider Henrique.
Marize Castro recebendo merecidas flores de seus leitores.
E AGORA, MINHA BOA AMIGA, MINHA POETA (como preferes que te chame), COMO NÃO ESTIVE PRESENTE NESSE TEU DIA, E RESPONDENDO NOVAMENTE AO TEU ENTÃO CARINHOSO RECADO, COM A TUA CARINHOSA FRASE E A RESPOSTA QUE TE DEI.
DISSESTE, ENTÃO:
... Querido
Carlos, se vc aqui estivesse... Respondi eu:
Eu estou, minha amiga, a abraça-la por mais esta tua dádiva.
E PORQUE COMEÇAS A TUA GRAVAÇÃO PELO INSPIRADO VERSO:
"Aos senhores que se esqueceram das Flores"
FLORES QUE MUITO AMAS E DE QUE TE RODEIAS EM TEU FLORAL JARDIM -
- E...
"PARA NÃO DIZERES QUE NÃO FALEI DE FLORES"...
TE ENTREGO, AGORA, AQUI, EM MEU NOME, NO DE TUA AMIGA SELMA, E EM NOME DE TODOS OS MEMBROS DA EQUIPE DO "CULTURAS E AFETOS LUSÓFONOS", ESTAS FLORES, "COLHIDAS" PELAS MINHAS MÃOS (por mim fotografadas), EM QUE INCLUO AS ORQUÍDEAS DO TEU JARDIM (lembras ?), QUE A SEGUIR TE OFERECEMOS.
ABRAMOS
ALAS E OFEREÇAMOS FLORES, QUE ESTÁ PASSANDO "A POETA DA ALMA", COM SUA
LIRA, CANTANDO PARA NÓS, SEUS POEMAS DE ENCANTAR E SENTIR!
ESTAS FLORES CELEBRAM E FESTEJAM TUA BELA E ÍMPAR POESIA, QUE EMOCIONA, AINDA MAIS, AO SER DITA POR ESSA TUA VOZ DE UMA DOÇURA PENETRANTE, POR VEZES PERTURBADORA, QUE REFLETE A TUA SINCERIDADE DE ALMA DESNUDA, QUE SOA COMO UM ECO VINDO DO MAIS PPROFUNDO DO TEU ENORME "SER" DE POETA E DE PESSOA HUMANA MARAVILHOSA QUE ÉS, AMIGA RARA!
Fotos das flores de Carlos M. Santos
Carlos Morais dos Santos
Cônsul do M.I. Poetas Del Mundo, em Lisboa
escritor, ensaísta, poeta, fotógrafo
querido carlos, amigos raro,
ResponderExcluirsua delicadeza e amizade são dádivas. grata pela divulgação de lábios-espelhos, grata pelas flores. sim, reconheci as orquídeas.
seu blog está ótimo, construindo com sensibilidade a ponte natal/lisboa.
informe aos seus leitores que o livro está sendo vendido através dos sites da livaria cultura e livraria saraiva (www.livraria cultura.com,br; www.livrariasaraiva.com.br).
com o mesmo amor, bjs para vc e para a querida selma calazans.
marize castro
querido carlos,
ResponderExcluirpeço desculpas pelo "s" em amigo e pela falta de um "r" em livraria.
problemas de digitação que ocorrem quando temos muitas mensagens para responder.
bjs.
marize castro