A Criitical Software é a
primeira empresa portuguesa a desenvolver software que vai embarcado
("on-board") em satélites a lançar em 2013 para o espaço no âmbito de
um programa da União Europeia.
"É primeira empresa portuguesa a desenvolver software que vai embarcado nos satélites", disse Paulo Guedes, da Critical Software (CSW), à margem de um seminário internacional que terminou hoje, em Coimbra, sobre "Falhar não é opção", com a participação de especialistas da NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA).
De acordo com este responsável, a CSW está a validar software para um dos três satélites a lançar em 2013 e a desenvolver o software que irá embarcado nos restantes dois.
A missão, a lançar em 2013, insere-se no programa European Earth Observation GMES - Global Monitoring for Environment and Security Space Component - The Sentinels.
A Critical Software é o principal fornecedor de "On-board software" para esta constelação de satélites, segundo uma nota de imprensa sobre o programa europeu.
"Os satélites Sentinel são o fundamento do GMES Space Component que se encontra a ser desenvolvido sob a supervisão da Agencia Espacial Europeia, estando previsto que venham a fornecer informação inestimável na compreensão de como o planeta e o clima estão a mudar, o papel desempenhado pelo Homem nas alterações e como estas irão influenciar os hábitos diários das pessoas", adianta a mesma nota.
De acordo com Paulo Guedes, responsável na CSW pelo desenvolvimento de negócios na área do espaço, a informação recolhida no âmbito do programa vai permitir ao legislador criar leis capazes de combater fenómenos como o aquecimento global e, por outro lado, gerir emergências de forma mais eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário