TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Estudo: Mulheres brasileiras em Portugal e imaginários sociais


No  "working paper" - Mulheres brasileiras em Portugal e imaginários sociais:uma revisão crítica da literatura - da autoria de  Mariana Selister Gomes, busca-se apresentar o estado da arte da investigação sobre imigração brasileira em Portugal, com especial atenção às investigações com enfoque de gênero.

A fim rastrear esta bibliografia, recorreu-se a livros, artigos, atas de eventos, dissertações de mestrado e doutoramento. Estes trabalhos apontam para uma especificidade dos brasileiros em Portugal, com relação aos demais imigrantes.

Esta especificidade estaria relacionada a imaginários próprios sobre os brasileiros, derivados de fatores como a língua, as relações históricas entre Brasil e Portugal e o papel da mídia. Muitas investigações destacam uma especificidade maior quanto trata-se de mulheres brasileiras, as quais, além da marca de brasilidade, relacionada a uma alegria tropical e exótica, carregariam a marca do erotismo e da prostituição.

Ao apresentar e discutir esta bibliografia, busca-se refletir sobre seus avanços e suas lacunas. Entre as lacunas destaca-se inexistência de investigações que abordem de forma correlacionada a construção social desses imaginários, as relações de poder que estão articuladas a esta construção e a forma como as brasileiras lidam com esses imaginários.

Mariana Selister Gomes é licenciada em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil); licenciada em História e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil); e doutoranda em Sociologia no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), com bolsa de estudos da Capes/MEC/Brasil, acolhida no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Principais domínios de investigação: relações de género; racismo; imigrações; identidades; turismo.

E-mails: mariana_gomes@iscte.pt; marianaselister@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário