TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

MARIZE CASTRO, DE NATAL-RN, BRASIL, LANÇA O SEU NOVO LIVRO DE POESIA



MARIZE CASTRO LANÇA MAIS UM LIVRO DE POESIA  - LÁBIOS-ESPELHO -   NO PRÓXIMO DIA 5 DE NOVEMBRO, EM NATAL

Já o escrevi mais que uma vez e já o afirmei muitas vezes: Marize de Castro é uma das mais luminosas vozes da poesia Norte Riograndense e Brasileitra das gerações jovens que, de obra para obra vem afirmando uma cada vez mais refinada sensibilidade, uma sutileza, uma coragem metafórica de uma beleza invulgar.

A sua poesia transcende na forma e no conteúdo as noções de tempo e lugar para abraçar uma linguagem universal que, de livro para livro, se vai desnudando de estilos e modismos, para ser poesia nova.

Como um  pássaro das alturas, ela abre suas amplas asas para voar acima das palavras, dominanndo ventos e sois e luas em desenhos de linguagens ao mesmo tempo novas e antigas. A sua poesia é livre como as águias.

Mas, Marize de Castro sempre pousa e repousa, inquieta, a sua lírica de agudíssima visão longínqua de águia real, penetrando no seu próprio corpo e nos segredos das entranhas do sentir e do SER, levando-nos em novas metáforas para os confins da alma poética, que ela, mais que desnuda, autopsia, vira do avesso, num lirismmo intenso, corajoso, que  anuncia um novo código genético de uma poesia que rasga ventres a si própria e aos leitores.

Da  poesia de Marize Castro se fazem novos caminhos ao caminhar  da sua lírica e esta sua voz poética há-de ecoar para fora deste tempo e lugar.

Agora temos mais um livro – “Lábios-Espelhos” para festejar, ler, saborear e voltar a reler, para comer, como dizia a Grande poeta portuguesa Natália Correia (minha saudosa amiga) ...”a poesia é para “comer!”
  

Tenho a felicidade de ser um apaixonado amigo e admirador de Marize Castro, desde há 18 anos, e de ela me retribuir com semelhante sentimento, que faz da nossa  recíproca amizade muito carinhosa, um património de afetos e afinidades preciosas, que nasceu e foi crescendo desde o primeiro momento em que nos conhecemos.

Tenho pena de estarmos longe (só fisicamente) de Natal no dia 5 de Novembro para celebrarmos junto com Marize mais este livro, e o poder ler ainda com o cheiro a tinta fresca da dedicatória carinhosa que ela sempre nos faz – a mim e a Selma.

Pois é, minha/nossa madrinha de Ponta Negra (foi por sua mão que nos fizémos vizinhos), ficamos por cá, por esta Lisboa, a lambermos o nosso apetite de te ler.

Como me dizias no email em que anunciavas o lançamento deste livro: 

...  Querido Carlos, se vc aqui estivesse...Eu estou, minha amiga, a abraça-la por mais esta sua dádiva.





Marize Castro e eu em 2008





Marize Castro é uma personalidade muito querida nos meios inteletual, cultural e social de Natal, onde nasceu. É uma distinta  jornalista, editora de grande qualidade e  poeta renomada, autora dos livros Esperado ouro (2005), Poço. Festim. Mosaico. (1996), Rito (1993) e Marrons Crepons Marfins (1984).


Carlos Morais dos Santos
Cônsul (Lisboa) do M.I. Poetas Del Mundo


___________________________________________________



A editora Una e a livraria Siciliano convidam para o lançamento do livro Lábios-espelhos, da poeta Marize Castro, a realizar-se no dia 05 de novembro de 2009, a partir das 18h30, na loja da Siciliano do shopping Midway, na avenida Bernardo Vieira, 3775, Natal/RN.

 











LÁBIOS-ESPELHOS de Marize Castro



Estes poemas são segredos delicados, porém angulosos: quinas que enfeitiçam. Se o leitor não toma cuidado, acaba ferido e encantado.
Nelson de Oliveira (SP)








Relembro dois belíssimos poemas de Marize Castro.



Sem Título

Para beijar os seus lábios eu surgi do lodo
ele me deu água
enviou-me ao hospício
dentro de suas vestes encontrei segredos medievais.
árias, anjos, musas.
as flores do mal.
eu quase fui sua
falávamos em eternidade e as escamas da morte se aproximavam.
consultei o i ching.
e  lá estava: forte viga amparada por paredes frágeis


Muralha



Porque me abasteci, estou de volta.
Trago comigo coisas abandonadas.
Coisas que os homens jogaram fora:
placentas, gânglios, guirlandas, guelras.

Retorno alimentada. Perigosa.
Mais mar. Mais aberta.

Hoje descobri que quando estou dormindo
Deus segura minha mão e a leva para seu rosto.
Para Ele
sou mulher e menina.
Para o mundo
sou silêncio e desordem.
Lassidão e rumor.

Uma muralha que sempre desejou ser flor.

5 comentários:

  1. querido carlos,
    claro que serei sua colaboradora.sempre.
    bjs
    marize castro

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos parabéns por este projeto tão agregador e plural. Adorei ler os seus poemas, e todos os outros. Adoro poesia.
    Parabens!

    Stella M

    ResponderExcluir
  3. De parabéns está Carlos Morais Santos, homem das artes e ciências, sempre em busca de novos desafios. O surgimento desta nova ponte lusófona e uma oportunidade de enriquecer diálogos e culturas diversas unidas pelo mesmo denominador comum: a língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos
    O seu blog está lindo!
    As fotos estão fantásticas. Nunca pensei que tivesse tanto jeito, fiquei francamente admirada e muito positivamente agradada.
    Vou passar mais vezes...
    Muitos parabens!
    Filomena

    ResponderExcluir
  5. Queridos Amigos,
    Permitam-me que neste comentário agradeça a todos e cada um de vós que aqui escreu e lhes dê testemunho de quanto vocês todos são importantes para mim, nos afetos e nos vossos carinhosos comentários.
    - Marize de Castro (Rara)Natal,RN (Brasil)-minha Poeta maíscula, pela resposta carinhosa;
    - Stela Maris - minha amiga que está no Rio de Janeiro, fazendo Web-Arte, que é linda por fora e por dentro. Tuas palavras autorizadas de quem é fina oficial de ofício de Web-Design valem muito, como incentivo.
    - Júlio Pêgo - meu querido e talentoso amigo vivendo no seu paraíso campestre no Cartaxo, perto de Lisboa, Cientista e brilhante médico psiquiatra e psicanalista, artista renomado na escultura, pintura,blogueiro experiente de vários blogues, homem de cultura e grande humanista, as tuas palavras tão estimulantes são um grande tónico de alento.
    - Filomena Pita, cara amiga sempre terna, mulher de cultura, artes e humanidades, amiga de anos, a quem eu nunca havia revelado algumas facetas do meu labor artístico, porque, talvez, vamos falando de outras coisas mais importantes, quando nos vemos. As suas palavras, amiga, também me soaram a doce!
    AMIGOS, SE PUDEREM, VISITEM ESTE BLOG PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA E AJUDEM COM VOSSOS COMENTÁRIOS CRÍTICOS E SUGESTÕES, E POSTAGENS QUANDO QUISEREM ME ENVIAR PARA PUBLICAÇÃO.

    UM TERNO E AFETUOSO ABRAÇO DE AMIZADE A TODOS E APROVEITO PARA DESEJAR O MELHOR DA VIDA PARA TODOS.
    Carlos Morais dos Santos (Ceareiro)

    ResponderExcluir