TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

POETISA DETH HAAK NO 5º. ENCONTRO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO - CHILE






Querida Amiga Deth Haak, poetisa dos Ventos,

Saúdo o teu regresso à luta, agora de volta a Natal, pela perservação das paisagens dunares e atlânticas, protegendo praias e matas,  e outras pelejas pelo bem e pelo belo. Saúdo e felicito a minha Companheira de Novas Estradas, sempre na linha da frente, infatigável e dinâmica Confreira Cônsul dos Poetas Del Mundo, pela tua marcante presença e representatividade por Natal e seus poetas, pelo brilho que deu na Reunião Internacional dos Poetas Del Mundo, no Chile, e logo de seguida em outros eventos de outras paragens, caminhante incansável em viagens cívico-poéticas, Porta-Bandeira da poesia humanista. Sei disso tudo, porque fui  acompanhando essas  missões por textos de relatos, por fotos e por vídeos, na internet,  em que sua bela figura, estro poético e magnífica voz, se elevou com elegância mas forte vibração, nas reuniões, eventos e solenidades,  e se fez ouvir e notar no pulsar de seu generoso coração de cavaleira amazónica, guardiã vestal do Templo Luminoso do Bem e da Vida.
Felicitando-a por tudo isso, que foi muito, já a vejo de volta, novamente sempre pelejando com a força da palavra e do exemplo cívico, dando provas que os poetas empenhados em valores e causas cívicas são construtores de futuro de um mundo mais mais justo, mais saudável, mais ético, mais poético e mais estético.  A palavra dos Poetas é a Candeia que vai sempre à frente. 

SARAVÁ,  POETISA!



Como Cônsul em Lisboa do M. I. Poetas Del Mundo,  por outro lado, estou naturalmente orgulhoso do fantástico sucesso e enorme importância cívica que o nosso Movimento está a alcançar em todo o mundo e, aproveitando o grande sucesso de afirmação de grande  alcance que teve o recente 5º. Encontro Internacional Poetas Del Mundo no Chile, quero aqui, também, dar público testemunho da carta que escrevi e publiquei no Portal Internacional dos Poetas Del Mundo, em que homenageava o Fundador e Secretário Geral, o  Poeta Chileno, Luis Arias Manzo. Nessa carta eu menciono já,  o notável trabalho desenvolvido pela poetisa Deth Haak na dinamização da minha exposição-evento  pluricultural que realizei em Natal, que denominei "Expo Foto Poética Natal-Lisboa Culturas e Afetos" - já noticiada em tempo neste Blog. Aproveito agora o papel que Deth Haak desempenhou no 5º. Encontro Internacional no Chile para, simultaneamente, homenagear aqui Luís Arias Manzo e Deth Haak.
transcrevo parte da carta a Luís Arias Manzo e um poema que, então, lhe dediquei:



Extrato da Carta Aberta de Carlos Morais dos Santos – Cônsul do  Mov.Intern. Poetas Del  Mundo em Lisboa, ao Poeta Chileno Luis Arias Manzo, Secretário Geral,  
     Querido Poeta Arias Manzo y nuestro Secretario General.
     Por Carlos Morais dos Santos*   
PORTUGAL: Estou muito orgulhoso do magistral trabalho que o Movimento   Internacional Poetas Del Mundo está a fazer. Com grande vitalidade está aumentando a sua representatividade mundial a um grande ritmo de adesão de novos Poetas Del Mundo, de um imenso número de países, o que, em pouco tempo, está classificando o Mov. Intern. Poetas Del Mundo como um dos mais bem sucedidos e representados Movimentos Cívicos do planeta o que, sem dúvida, coloca a voz dos Poetas Del Mundo, como uma voz poderosa a favor da Paz, do Humanismo Universal defensor dos Direitos Humanos, do progresso justo e sustentado para todos e da defesa do planeta e dos seus ecosistemas e bio-diversidades.

O resultado desta expansão do M. I. Poetas Del Mundo é, seguramente, o mais importante resgate global do valor e do poder da poesia e da palavra dos poetas cívicamente comprometidos com um mundo melhor, que alguma vez terá sido feito neste jovem sec.XXI, infelizmente ainda caracterizado por uma prevalecente preversidade de uma Globalização dos egoísmos e dos interesses meramente materiais.

O M. I. Poetas Del Mundo é já, neste momento, um importante Movimento Cívico Mundial, graças ao excepcional empenho e trabalho do Poeta Luiz Arias Manzo que, qual apóstulo da Paz, do Belo, do Bem e do Justo, percorre o mundo desde a América do Sul ao Continente Africano e à Europa, desde Santiago do Chile e de Isla Negra a Berlim.
É por isso tudo que eu tenho orgulho em SER Poeta Del Mundo e em sentir o calor e a força das afetos que se juntam para se fazerem coisas em prol desse desejado Mundo Melhor, inspirados pelo teu Exemplo Maior , meu poeta Luis Arias Manzo, bem acompanhado pelo exemplo de outros Poetas Del Mundo, empenhados num Apostulado mais GLOCAL, como a minha Querida Amiga Deth Haak, Cônsul em Natal-RN-Brasil, minha segunda cidade de residência, onde Poetisa dos Ventos enobrece os princípios e valores do Manifesto Poetas Del Mundo, e para o mundo ela parte, vai e vem, levando e trazendo, as nossas mensagens, com a inspiração do teu exemplo e labor generoso, meu poeta Luis Arias Manzo, arcanjo maior dos Poetas Del Mundo.

Da nossa querida e comum amiga  Deth Haak e do seu brilhante dinamismo, te falo em crónica que envio em anexo, noticiando o que com ela e com outros Poetas Del Mundo,  andámos fazendo em Natal, a propósito de uma exposição minha e do  evento Pluricultural associado,  que designei  de “Expo-Foto Poética Natal-Lisboa Culturas e Afetos” que mobilizou as mais importantes Instituições Culturais do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, e que atraiu a atenção dee 3 canais de televisão e 5 jornais que fizeram reportagens e entrevistas comigo. Naturalmente que a Cônsul de Natal dos Poetas Del Mundo, Deth Haak, se associou desde o início, como anfitriã , organizadora, promotora e agregadora dos Poetas Del Mundo, colocando a nossa entidade como uma das principais parceiras  deste evento.

Para  ti, meu inspirador Líder deste nosso exército da Paz e do Amor, te dedico dois poemas que abaixo deixo, como parte desta Carta de Homenagem e Celebração ao teu trabalho exemplar, escritos estes que julgo deverem ser de público agradecimento a ti e aos Poetas Del Mundo por eu ter a honra de ser um Cônsul de um Movimento que procura melhorar o mundo com a essência do SER e da PALAVRA DE OURO.

Um afetuoso Abraço do amigo e admirador
Carlos Morais dos Santo
Cônsul Poetas Del Mundo [Lisboa]


Nota: aqui se transcreve apenas um dos dois poemas mencionados no texto acima, uma vez que o outro poema - SER - já foi aqui divulgado na primeira postagem que inaugurou o nosso Blog. O poema SER, está em arquivo e pode ser visitado. 


Poema: 
O SILÊNCIO E A PALAVRA EXACTA

“O LOGOS”

A palavra é de ouro
Quando é justa e perfeita
O silêncio é sepulcral
Quando é de mau agouro
Ou quando o silêncio enjeita
A palavra sagrada e lustral

O silêncio é a eloquência
Do indizível, quando se manifesta
Por valorosas acções
E por nobres pensamentos
Mas o silêncio não cala a ausência
Da coragem que se empresta
Aos deveres sem omissões
Nos grandes e oportunos momentos

“Palavras leva-as o vento”
Quando não têm força e vigor
Mas quando transmitem ideias
E carregam sentimento
São eternas como o amor
são a luz com que incendeias
A força do pensamento
Na luta por um mundo melhor

A palavra é uma arma
Indestrutível como a vida
Podem morrer muitos seres
Mas a palavra não desarma
Sobrevive à morte sofrida
Faz história e tem poderes
Que a eternizam sem ser vencida

A palavra é luz e claridade:
Serve para gritar a verdade
Enaltecer a humanidade
Defender a liberdade
Lutar pela igualdade
Mobilizar a fraternidade
Unir a diversidade
Cultivar a solidariedade !

Se o silêncio não for de ouro
Se a palavra não for de prata
Se o silêncio for demissão e não decoro

Se a palavra fere e mata
Então calem-se as vozes ocas
Condenem-se as acções loucas
Mas construamos o templo à Palavra Exacta !

Carlos Morais dos Santos*
Cônsul [Lisboa] do M.I. Poetas Del Mundo

http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_europa.asp?ID=4930

Publicación: 02-11-2009


 






















 



VEJA A SEGUIR UM DOS VÍDEOS DO YOU TUBE SOBRE O

 5º Encuentro Internacional Poetas del Mundo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário