TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Estrada Real e a transferência da Corte Portuguesa

A estruturação económica e territorial do Brasil contada a partir do Ciclo do Ouro no Século XVIII, em Minas Gerais , é à base do trabalho de pesquisa do livro A Estrada Real e a Transferência da Corte Portuguesa, elaborado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), unidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), no Rio de Janeiro.

A publicação, editada por Gilberto Dias Calaes e Gilson Ezequiel Ferreira, destaca a importância da Estrada Real que surgiu em função da descoberta de grandes depósitos auríferos em Minas. Ao longo de seus 1.400 quilómetros, a Estrada transformou-se no principal pólo de crescimento do País à época, consolidando-se definitivamente com a chegada da Família Real ao País, em 1808. 
 
Em 15 capítulos, escritos por estudiosos e especialistas da área, o livro conduz-nos por uma viagem pela economia do novo País em formação e mostra o aparecimento das empresas mineradoras, a produção de riqueza e seus efeitos em Portugal, e aborda, além de outros tópicos, o acervo arqueológico da antiga mineração do ouro, em Ouro Preto (MG), a formação de mão-de-obra e a preservação patrimonial da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário