TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Maioria do Património Cultural Mundial no Brasil tem origem portuguesa

Ouro Preto - exemplo do vasto património histórico e cultural de origem portuguesa no Brasil


Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a Convenção do Património Mundial. Objectivo: incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados de relevo para toda a Humanidade.

São considerados patrimónios culturais obras de arquitectura, escultura ou pintura monumentais de carácter arqueológico, construções cuja característica arquitectónica tem valor universal ou excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência e obras isoladas ou conjugadas do homem e da natureza, com valor excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.

A maioria do património arquitectónico brasileiro considerado Património Cultural Mundial tem origem portuguesa.

Cidade Histórica de Ouro Preto/MG

Antiga capital das Minas Gerais, Ouro Preto foi fundada em 1698. A cidade é considerada património pelo seu acervo arquitectónico original. Localizada a cerca de 100 quilómetros de Belo Horizonte, foi o principal centro do Ciclo do Ouro do Brasil.

Centro Histórico de Olinda/PE
Olinda foi fundada em 1537 pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira. O centro histórico da cidade conserva com fidelidade a paisagem e o sítio da vila fundada ainda na primeira metade do século XVI. O traçado urbano é informal, característico dos povoados portugueses de origem medieval e todo o conjunto está envolvido pela vegetação.

Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões/RSNo interior do Rio Grande do Sul, na região fronteiriça com o Paraguai e a Argentina, encontra-se uma das mais importantes relíquias das missões jesuíticas no Brasil. O pequeno município de São Miguel das Missões integra um sítio histórico considerado um dos principais vestígios do período de influência dos padres jesuítas na região das Missões, habitada pelos índios guaranis. São Miguel das Missões é o grande atractivo do roteiro, Património Histórico e Cultural Nacional desde 1938 e Património Histórico e Cultural da Humanidade desde 1983, único no Sul do Brasil.

Centro Histórico de Salvador/BAFundada por Thomé de Souza em 1549, Salvador está situada entre o mar e as colinas da Baía de Todos os Santos. A estrutura é semelhante à das cidades do Porto e Lisboa, com forte carácter defensivo, próprio ao século XVII. Ao nível do mar, a Cidade Baixa forma uma estreita faixa entre o litoral e uma escarpa, delimitando a Cidade Alta.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo/MG
O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é a obra-prima de António Francisco Maria Lisboa, o Aleijadinho, iniciada em 1757. O conjunto é formado pela capela de Bom Jesus, pórtico, imponentes escadarias, muros e parapeitos do átrio e outras seis capelas localizadas ao longo do trajecto que leva ao Santuário, no alto de uma colina. Imagens nas capelas foram esculpidas em madeira por Aleijadinho e pintadas por Manuel da Costa Athayde.

Plano Piloto de Brasília/DFA cidade foi inaugurada em 1960, construída após concurso público realizado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957. Na capital convivem formas espaciais e tempos históricos variados, representados por antigas fazendas e cidades goianas e acampamentos pioneiros que reinterpretam os princípios modernistas. É a primeira cidade moderna considerada Património Mundial.

Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato/PIO Parque Nacional Serra da Capivara, no Município de São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, foi criado em 1979. Seu objectivo é preservar vestígios arqueológicos do que seria a mais remota ocupação humana da América do Sul, há cerca de 50 mil anos. Nos mais de 400 sítios arqueológicos espalhados pelo Parque, podem ser vistos vestígios deixados pelo homem pré-histórico, com quilómetros de galerias cobertas por pinturas e gravuras rupestres.

Centro Histórico de São Luís do Maranhão/MASão Luís, centro histórico inscrito na Lista do Património Mundial, era um pequeno povoado luso-espanhol, que começou a ser construído em 1531, passando para o domínio francês em 1612. Foi retomado pelos colonizadores portugueses três anos depois. O centro histórico reúne cerca de 4 mil imóveis registados como património pela União, que mantêm intacto o traçado urbano do século XVIII.

Centro Histórico da Cidade de Diamantina/MGDiamantina está localizada no nordeste de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, a 1.200 metros de altitude. A fusão da arquitectura, do traçado urbano e das montanhas ao fundo caracteriza a paisagem da cidade.

Centro Histórico da Cidade de Goiás/GO
A cidade de Goiás teve origem no Arraial de Santana, às margens do Rio Vermelho. Desempenhou papel importante na ocupação do Brasil Central durante os séculos XVIII e XIX. Devido ao isolamento em relação aos principais centros culturais do Brasil colonial, a arquitectura dos prédios públicos e privados é bastante austera e com soluções técnicas particulares.

Património Mundial no Brasil

Cidade Histórica de Ouro Preto (1980)
Centro Histórico de Olinda (1982)
Missões Jesuíticas Guarani, em São Miguel das Missões (1983)
Centro Histórico de Salvador (1985)
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (1985)
Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (1986)
Plano Piloto de Brasília (1987)
Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (1991)
Centro Histórico de São Luís do Maranhão (1997)
Centro Histórico de Diamantina (1999)
Reservas de Mata Atlântica do Sudeste (1999)
Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento (1999)
Parque Nacional do Jaú (2000)
Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal: Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense Centro Histórico de Goiás (2001)
Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas (2001)
Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas (2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário