TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Fundadas pelos Portugueses, Cananeia e São Vicente disputam o título de primeira cidade do Brasil

Cananeia, no Estado de São Paulo, foi a primeira região povoada do Brasil, marcada por conflitos entre europeus para a exploração das riquezas naturais do novo continente. Em 24 de janeiro de 1502, chegou ao local a expedição exploratória com Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio (Amerigo Vespucci) no comando, visando reivindicar e demarcar as novas terras, designando a região por Barra do Rio Cananor.

Desta expedição fazia parte um personagem obscuro da história luso-brasileira, o degredado português Cosme Fernandes, conhecido como Bacharel de Cananeia, o qual se tornou figura poderosa na região.
Anos depois, em 1531, Portugal enviou mais uma expedição, sob o comando de Martim Afonso de Sousa,  que chegou na comunidade de Marataiama (Antigo nome de Cananeia registado no diário de bordo da expedição - Mara = mar e Tayama = terra). Este ano é considerado o da fundação oficial da Vila.
 
Fundação de São Vicente

Porém, devido à falta de documentos consistentes que comprovem tal feito, ficou estabelecida a controvérsia sobre qual seria a cidade mais antiga do Brasil: Cananeia ou São Vicente (esta última, também fundada por Martim Afonso, em 22 de janeiro de 1532, conforme vasta e incontestável documentação).

Por Cananeia passava a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas que dividia então o mundo entre Portugal e Espanha. Dessa época, ainda existem algumas relíquias como a igreja de São João Baptista, fundada em 1577. Construída com muros largos e sem janelas, serviu como forte para proteger a cidade das constantes ameaças de invasões.

Outras construções preservadas são o obelisco, dois canhões e os argolões de bronze encravados em pedras, que serviram para amarrar as caravelas da expedição de Martim Afonso de Souza.

Além do património histórico, Cananeia destaca-se pelas suas belezas naturais, tendo sido declarada património natural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A revista americana "Condé Nast Traveler" considerou-a o melhor roteiro ecológico do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário