
Pedro Costa é um cineasta inovador que recorre ao uso de câmaras ligeiras de vídeo digital e a técnicas de cinema directo, uma herança das experiências feitas em 16mm no documentário pelos seus colegas do Novo Cinema.
A mostra apresentará os dez filmes – 7 longas e 3 curtas – de Pedro Costa e outros quatro filmes escolhidos pelo realizador por terem influenciado a sua obra, entre eles Gente da Sicília, de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, e Beauty #2, de Andy Warhol.
Serão exibidos os filmes: O Sangue, Casa de Lava, Ossos, No Quarto de Vanda, Onde Jaz o teu Sorriso?, 6 Bagatelas, Juventude em Marcha, A Caça ao Coelho com Pau, Ne Change Rien, O Estado do Mundo e Roflorecer.
Pedro Costa virá ao Rio de Janeiro para a retrospectiva da sua obra e conversará com o público na sexta-feira, 17 de setembros, às 20h, após a sessão de Juventude em Marcha.
A mostra do cinema de Pedro Costa, que tem apoio do Instituto Camões e curadoria de Daniel Ribeiro Duarte, também acontecerá em São Paulo (de 1º a 12 de setembro) e Brasília (14 a 26 de setembro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário