TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

domingo, 31 de outubro de 2010

Eliane Potiguara, a prestigiada indígena brasileira, escritora, poeta e activista cívica, em conefrência em Lisboa, dia 15 de Novembro, às 14horas, no ISCSP






Eliane Potiguara, mulher indígena, famosa e prestigiada professora, escritora, poeta e activista cívica, proferirá dia 15 de Novembro, em Lisboa, às 14 horas, no Auditório do piso 0 do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, uma Conferência subordinada ao tema: "Mulher, literatura indígena e a paz".

Eliane Potiguar tem-se notabilizado no Brasil e nos Foruns Internacionais pelo seu activismo a favor da paz e da proteção da amazónia, sua região natal, gozando de um grande respeito pelo seu empenhamento às causas dos Direitos Indígenas, à proteção ambiental do planeta em geral e da região amazônica, em particular. A sua ação de activista que utiliza a intervenção pública e a escrita, tem sido considerada um exemplo de cidadania global, tendo já sido convidada a discursar nas Nações Unidas.

Professora, escritora, poeta, contadora de história, ativista indígena de origem Potiguara (índios Potiguares), em 2005 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, pelo Projeto Mil Mulheres pela Paz. É fundadora do Grumin (Grupo de Mulheres Indígenas) e Conselheira do Inbrapi (Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual) e do Comitê Intertribal. É Cônsul de Poetas del Mundo. 

Lisboa, vai ter, através do ISCSP, a oportunidade de ouvir esta insigne figura internacionalmente    reconhecida e respeitada, pelo valor e qualidade do seu trabalho.

A entrada para participar nesta conferência é gratuita, mas aconselha-se a inscrição no ISCSP.














Lembramos, a propósito, a mais recente obra da escritora Eliane Potiguara - "Metade cara, metade máscara", editado pela "Global Editora", onde aborda a questão dos indígenas no Brasil, e cuja capa apresentamos abaixo: 

A obra de Eliane Potiguara, "METADE CARA , METADE MÁSCARA" conta sobre o amor de um casal indígena que se separou na época da colonização brasileira, causando as maiores violências e destruições étnicas.Ao viajarem pelos cinco séculos em busca de um e outro, eles conhecem todas as Américas e suas histórias. O romance poético fala de amor, relações humanas, paz, identidade, história de vida, mulher, ancestralidade e família. O livro descreve os valores contidos pelo poder dominante e, quando resgatados, submergem o self selvagem, a força espiritual, a intuição, o Criador, o ancestral, o velho, a velha, o mais profundo sentimento de reencontro de cada um consigo mesmo, reacendendo e fortalecendo o eu de cada um, contra uma auto-estima imposta pelo consumismo, imediatismo e exclusões social e racial ao longo dos séculos. Discorre, também, sobre a luta do movimento indígena, inclusive internacional e sobre sua imigração por violência à sua cultura e suas consequências; fala sobre o papel fundamental da mulher indígena no contexto cultural e a sua real contribuição na sociedade brasileira. Conta as dores dessas mulheres e seus desejos mais íntimos. Nas histórias mágicas e míticas de Eliane Potiguara, o destino dos Povos Indígenas é traçado com consciência e auto-determinação, onde a ética, a força interior, a espiritualidade e  valor cultural e cosmológico  se sobrepõem aos vícios neo-colonizadores na construção do novo homem e da nova mulher, mostrando que os princípios indígenas podem contribuir para o futuro do Brasil.
METADE CARA, METADE MÁSCARA, Global Editora, série Visões Indígenas coordenado por Daniel Munduruku

Sobre Eliane Potiguare e para quem gostaria de conhecer mais sobre esta mulher invulgar, apresentamos a sua biografia mais completa:


Eliane Lima Dos Santos (Eliane Potiguara) é escritora indígena, professora, mãe, avó, 54 anos, remanescente Potiguara. É Conselheira do Inbrapi, (Instituto Indígena de Propriedade Intelectual) e Coordenadora da Rede de Escritores Indígenas na Internet e o Grumin/Rede de Comunicação Indígena.
Eliane foi indicada para o Projeto internacional Mil Mulheres Para o Prêmio Nobel da Paz.É uma das 52 brasileiras indicadas.
 
Formada em Letras (Português-Literatura), licenciada em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, participou de vários seminários sobre Direitos Indígenas na Onu, organizações governamentais e Ongs nacionais e internacionais.
 
Eliane Potiguara foi nomeada uma das “Dez Mulheres do Ano de 1988”, pelo Conselho das Mulheres do Brasil, por ter criado a primeira organização de mulheres indígenas no país: Grumin (Grupo Mulher-Educação Indígena), e por ter trabalhado pela Educação e integração da mulher indígena no processo social, político e econômico no país e por ter trabalhado na elaboração da Constituição Brasileira. Com a bolsa que conquistou da ASHOKA em 1989 (Empreendedores Sociais) mais seu salário de professora e o apoio de Betinho/IBASE e os recursos do Programa de Combate ao Racismo, (o mesmo que apoiava Nelson Mandela), ela pôde prosseguir sua luta, além de sustentar e cuidar de seus três filhos, hoje adultos.
 
Em 1990, foi a primeira mulher indígena a conseguir uma PETIÇÃO no 47º. Congresso dos Índios Norte-Americanos, no Novo México, para ser apresentada às Nações Unidas. Neste Congresso, havia mais de 1500 índios.  Por isso, participou durante anos, da elaboração da ”Declaração Universal dos Direitos Indígenas”, na ONU, Genebra, por essa razão recebeu em 96 , o título “Cidadania Internacional”, concedido pela filosofia Iraniana “Baha´i”, que trabalha pela implantação da Paz Mundial.
 
Defensora dos Direitos Humanos, além de vários Encontros, e criadora do primeiro Jornal Indígena e Boletins conscientizadores e cartilha de alfabetização indígena no método Paulo Freire com apoio da Unesco, organizou em Nova Iguaçu/RJ, em 91 outro Encontro inédito e histórico, onde participaram mais de 200 mulheres indígenas de várias regiões, tendo como convidados especiais a cantora Baby Consuelo e vários líderes indígenas internacionais. Organizou vários cursos referentes à Saúde e Diretos reprodutivos das mulheres indígenas e foi consultora de outros encontros sobre o tema.
 
Em 1992 foi Co-Fundadora/Pensadora do Comitê Inter-Tribal 500 Anos (kari-oka), por ocasião da Conferência Mundial da ONU sobre Meio-Ambiente, junto com Marcos Terena, Idjarruri Karajá e muitos outros líderes do país, além de ter participado de dezenas de Assembléias indígenas em todo o país.
 
Discutiu a questão dos Direitos Indígenas em vários fóruns nacionais, e internacionais, governamentais e não governamentais, diversas diretrizes, estratégias de ordem político-econômica, inclusive no fórum sobre o Plano Piloto para a Amazônia, em Luxemburgo/1999.
 
No final de 1992, por seu espírito de luta, traduzido em seu livro “A Terra é a Mãe do Índio”, foi premiada pelo PEN CLUB da Inglaterra, no mesmo momento em que Caco Barcelos (“Rota 66”) e ela estavam sendo citados na lista dos “Marcados para Morrer”, anunciados no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, para todo o Brasil, por terem denunciado esquemas duvidosos e violação dos direitos humanos e indígenas.
 
Em 1995, na China, no Tribunal das Histórias não contadas e Direitos Humanos das Mulheres/Conferência da ONU, Eliane Potiguara narrou a história de sua família que emigrou das terras paraibanas nos anos 20 por ação violenta dos neo-colonizadores e as consequências físicas e morais desta violência à  dignidade histórica de seu bisavô, avós e descendentes. Contou também o terror físico, moral e psicológico pelo qual passou ao buscar a verdade, além de sofrer abuso sexual, violência psicológica e humilhação por ser levada pela polícia federal, por estar defendendo os povos indígenas, seus parentes, do racismo e exploração. Seu nome foi jogado na lama nos jornais do Estado da Paraíba. Tudo isso à frente de suas três crianças na época.
 
Eliane no último governo do Brasil foi Conselheira da Fundação Palmares/Minc, é FELLOW da organização internacional ASHOKA, dirigente do Grumin e membro do Women´s Writes World. Eliane participou de 56 fóruns internacionais e para mais de 100 nacionais culminando na Conferência Mundial contra o Racismo na África do Sul, em 2001 e outro fórum sobre Povos Indígenas em Paris, 2004.
Eliane é do Comitê Consultivo do "Projeto Mulher 500 anos atrás dos panos" que culminou no Dicionário Mulheres do Brasil. 

sábado, 30 de outubro de 2010

Herança Portuguesa: Biblioteca Nacional do Brasil comemora 200 anos


A Biblioteca Nacional do Brasil assinalou, ontem, 29 de outubro, 200 anos de existência. Considerada pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo (acervo superior a 9 milhões de obras), a instituição comemora, também este ano, o centenário de fundação do prédio em que se encontra actualmente instalada, no Rio de Janeiro.

Herança portuguesa

O início do itinerário da Biblioteca está ligado a um dos mais decisivos momentos da história do país: a transferência de toda a família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, quando da invasão de Portugal pelas forças de Napoleão Bonaparte, em 1808.

O acervo trazido para o Brasil, de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, foi inicialmente acomodado numa das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março. Em 29 de outubro de 1810, um decreto do Príncipe Regente determinou que o lugar acomodasse a Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática. A data de 29 de outubro de 1810 é considerada oficialmente como a da fundação da Real Biblioteca que, no entanto, só foi franqueada ao público em 1814.

Quando, em 1821, a Família Real regressou a Portugal, D. João VI levou de volta  parte dos manuscritos do acervo, mas muitas precioidades bibliográficas ficaram. Depois da Proclamação da Independência, a aquisição da Biblioteca Real pelo Brasil foi regulada, mediante a Convenção Adicional ao Tratado de Paz e Amizade celebrado entre o Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 1825.

O prédio actual da FBN teve sua pedra fundamental lançada em 15 de agosto de 1905 e foi inaugurado cinco anos depois, em 29 de outubro de 1910. O prédio foi projetado pelo General Francisco Marcelino de Sousa Aguiar, e a construção foi dirigida pelos engenheiros Napoleão Muniz Freire e Alberto de Faria. As instalações do novo edifício correspondiam na época de sua inauguração a todas as exigências técnicas: pisos de vidro nos armazéns, armações e estantes de aço com capacidade para 400.000 volumes, amplos salões e tubos pneumáticos para transporte de livros dos armazéns para os salões de leitura. Essas instalações são eficientes e são utilizadas até hoje.

Exposição celebrará os 200 anos do acervo e 100 anos do prédio

A Biblioteca Nacional abre ao público, no dia 3 de novembro, a exposição Biblioteca Nacional 200 Anos: Uma Defesa do Infinito. Uma fantástica selecção de duzentas peças originais exibirá algumas das maiores preciosidades e curiosidades sob guarda da instituição. A curadoria é do escritor Marco Lucchesi.

A exposição exibe a história da Biblioteca, desde sua viagem para o Brasil, com a Corte Portuguesa, em 1808, até aos dias de hoje, e convida-nos a uma viagem pelo  acervo de livros, manuscritos, periódicos, pinturas, partituras musicais, entre outras peças .

Em destaque, a Bíblia de Mogúncia (1462), impressa por ex-sócios de Gutemberg, criador da imprensa; um Livro de Horas (livro de orações) da Idade Média, com pinturas a ouro; a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões; A menina do narizinho arrebitado, de 1920, de Monteiro Lobato; peças que integram a Colecção Teresa Cristina Maria, doada à instituição por D. Pedro II; edições de periódicos como a revista Tico Tico e O Pasquim; manuscritos de Clarice Lispector, Raul Pompéia, Castro Alves, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade; a ópera O Guarani (1871), de Carlos Gomes; mapas, entremuitas outras peças do acervo.

No terceiro andar da Biblioteca, uma exposição especial relata a história do edifício, fundado em 1910.

V Seminário Luso-Brasileiro de Registo Predial

 
“O Registo de Imóveis e os Desastres Naturais – Prevenção e Recuperação. O Registo Electrónico no Contexto da Segurança Jurídica”. A actualidade mundial deste tema reúne mais uma vez Brasil e Portugal, para debater os desafios da actividade registral imobiliária.

O V Seminário Luso-Brasileiro de Registo Predial terá lugar dias 2 e 3 de dezembro de 2010, em Búzios/RJ,

As conferências abordarão assuntos que nos últimos anos entraram na agenda de muitos países, como as implicações das catástrofes naturais no registro predial, o desaparecimento e a recomposição de imóveis. E ainda: expropriação/desapropriação; reflexos do registo electrônico na segurança jurídica; e gestão electrónica de documentos (GED), entre outros.

Em 2006, a primeira edição do Seminário foi realizada em Porto Alegre/RS. O segundo seminário, em 2007, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. A Escola Paulista da Magistratura, na capital de São Paulo, foi a anfitriã da terceira edição do Seminário Luso-Brasileiro, em 2008, para o debate sobre a contratação de negócios imobiliários e  em 2009, o seminário voltou a Coimbra.

"Queremos tornar o português uma das línguas oficiais da ONU" - diz deputado brasileiro


Presidente da Subcomissão Especial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa/CPLP, o deputado brasileiro José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG) ressalta a necessidade do fortalecimento do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que tem por objectivos a planificação e execução de programas de promoção, defesa, enriquecimento e difusão da lusofonia.

Para ele, é fundamental que o português se torne um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU).

Filho de José Aparecido de Oliveira, o político mineiro que foi governador de Brasília, parlamentar, ministro da Cultura e embaixador do Brasil em Portugal, o deputado fez das causas da cultura, da diplomacia e da defesa da lusofonia as bandeiras de seu mandato na Câmara.

Beneficência Portuguesa de São Paulo amplia Pronto Atendimento

Beneficência Portuguesa de São Paulo expande capacidade de antendimento do seu PA em 82%.

O Hospital Beneficência Portuguesade São Paulo inaugurou no passado dia 28 a ampliação da sua unidade de Pronto Atendimento/PA, onde foram investidos R$ 7,5 milhões provenientes da própria instituição e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). A expansão da unidade é parte do plano director da instituição, orçado em R$ 160 milhões.

Além da expansão física da unidade de Pronto Atendimento da instituição, foram adquiridos novos equipamentos de raio X digital, ferramentas de ERP e prontuário eletcrónico, eliminando o uso de papel em todo o PA. Outra novidade implementada no hospital foi a utilização do Protocolo de Manchester - sistema de triagem de pacientes por classificação de risco e gravidade da emergência, já utilizado em hospitais brasileiros - que tem por objectivo agilizar e reduzir o tempo de atendimento.


De acordo com a médica responsável pelo Pronto Atendimento, Maria de Lourdes Teixeira, as expectativa das instituição são de aumentar o atendimento da unidade em 82% nos próximo cinco anos. "Antes mesmo das obras ficarem prontas  contratámos 50 médicos, pois eles precisavam estar preparados para atender os novos protocolos de atendimento".

A cerimônia de inauguração do complexo expandido do Hospital Beneficência Portuguesa contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do secretário estadual de saúde Nilson Ferraz Paschoa, do secretário municipal de saúde Januário Montones e representantes do Ministério da Saúde.

Cantor português Luís Represas no Brasil acompanhado por Margareth Menezes


O concerto teve lugar no Teatro Castro Alves, em Salvador, Brasil, no domingo passado e, para além de Luís Represas, contou também com as presenças em palco de Carlinhos Brown, Andres Kisser, Roberto Mendes, entre outros artistas da cena musical brasileira.

O convite surgiu por parte de Margareth Menezes, com quem Luís Represas colaborou no ano passado, aquando da gravação conjunta do tema “Um Caso a Mais”.

Durante cerca de 2 horas e 30 minutos, a baiana recebeu os convidados especiais durante o espectáculo de apresentação do seu novo DVD.

Mostra de Cinema Luso-Amazónica presta homenagem a José Saramago


O escritor português José Saramago, recentementre falecido, foi a grande figura homenageada  da 2ª Mostra de Cinema Luso-Amazónica, que decorreu dia 28 de outubro, no Teatro Gebes Medeiros, em Manaus.

A programação contou  com  obras contemporâneas da filmografia portuguesa, além de produções de cineastas amazonenses como Roberto Kahane e Márcio Souza.

“Ano passado homenageamos o pioneiro Silvino Santos. Nesta segunda edição, Saramago é quem receberá as honras por ter sido o único escritor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura e por todas as suas obras”, comenta Chicão Fill, organizador da mostra.

O evento tem como objectivo incentivar a produção cinematográfica e a interacção cultural  no âmbito da língua portuguesa. “A ideia é reforçar mesmo a presença do cinema luso no Amazonas. A exemplo da primeira edição da mostra, queremos interagir com alunos de escolas públicas, levando-os para as sessões para que eles se familiarizem com o cinema português”, enfatiza.

Boa iniciativa

Márcio Souza, realizador do filme “A selva”, de 1973,  que integra a programação do evento, entende que a mostra é uma opção diferenciada em relação ao que é exibido nas salas comerciais de cinema..Uma iniciativa como a Mostra Luso-Amazónica é importante, até porque o cinema português tem desempenhado um papel siginficativo na Europa”, declara o dramaturgo.

“Não se pode falar de cinema na Amazónia sem se referir aos portugueses. Por isso a iniciativa dessa mostra é admirável. ”, disse o realçizador Roberto Kahane.

José Gaspar, crítico de cinema, diz que a mostra vale pelo intercâmbio entre Portugal e Brasil. “É importante manter vivo esse laço cultural entre a comunidade portuguesa no Amazonas”, ressalta Gaspar. “Nasci em Portugal, moro há 50 anos em Manaus e sou fã do cinema contemporâneo de Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, António Pedro Vasconcelos”, afirmou.

Rede Internacional do Património Mundial de Origem Portuguesa nasceu hoje em Coimbra - Portugal



A Rede Internacional do Património Mundial de Origem ou Influência Portuguesa (WHPO na sigla original) foi hoje formalmente constituída em Coimbra por especialistas e representantes de 24 países.

Angola, Argentina, Benim, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Gana, Gâmbia, Guiné-Bissau, Holanda, Índia, Irão, Malta, Marrocos, México, Moçambique, Paraguai, Quénia, Senegal, Sri Lanka, Tanzânia, Timor Leste, Uruguai e Portugal são os países cujos representantes subscreveram a Declaração de Coimbra, que formaliza a criação da rede..

A rede de cooperação WHPO será dirigida, a partir de agora, por "uma comissão instaladora", coordenada pela brasileira Rosina Parchem e composta ainda por Aboulkacem Chebri(Marrocos), Emanuel Caboco (Angola), Hassan Arero (Quénia) e Shivananda Rao (Índia).

O mandato desta comissão terá a duração "máxima de três anos", período durante o qual deverá ser realizada a terceira reunião internacional da WHPO, no Brasil.

A rede WHPO visa, essencialmente, "promover a cooperação entre países com património de influência cultural e histórica portuguesa, contribuindo para o conhecimento e a boa gestão de todos os sítios, com destaque para os que integram ou possam vir a integrar a Lista do Património Mundial da Unesco", afirma a Declaração de Coimbra, que abre com 'Poema Mestiço', de Mia Couto, e cita Fernando Pessoa e o senegalês Léopold Senghor.

Grupo português prepara-se para lançar editora no Brasil


O presidente do grupo editorial português Babel anunciou no passado dia 26, o lançamento de uma nova casa editora, "até ao final do ano", no Brasil. Paulo Teixeira Pinto assegurou que "será uma editora brasileira e não uma sucursal da Babel portuguesa".

Dois dos três administradores-executivos da empresa que estão em Portugal irão viver em permanência para o Brasil, para construir uma "operação de raiz que está planeada", disse.

Paulo Teixeira Pinto explicou que a editora não terá a "estratégia multimarca" que está em marcha em Portugal, com nove chancelas. O  novo projecto prevê a publicação dos livros mais clássicos da cultura portuguesa até aos livros infantis.

"Vamos fazer uma apresentação pública numa instituição pública brasileira também ligada à cultura e à língua portuguesa. Será um projecto ambicioso que terá uma base logística a operar basicamente em São Paulo e Rio", adiantou. Sabendo que será sempre "uma editora pequena", a Babel quer ser "a editora de referência da cultura portuguesa", rematou Teixeira Pinto.

Paulo Teixeira Pinto constituiu o grupo livreiro Babel no início deste ano, tendo adquirido as editoras Verbo, Ulisseia, Guimarães e Ática. Babel será também o nome de cinco livrarias a nível nacional. Tornou-se, com estas operações de compra, o quinto grupo editoral português.

Reportagens sobre a Madeira na TV Globo ganham prémio europeu de Turism

Foto de Carlos M. Santos
Uma série de reportagens sobre a região autónoma portuguesa da Madeira, da autoria da conhecida jornalista e apresentadora da TV Globo Ana Maria Braga, ganhou o prémio de Melhor Reportagem de Televisão no Concurso de Jornalismo de Turismo da Comissão Europeia. O prémio será entregue no final de Novembro, durante uam gala que decorrerá na Croácia.

Ana Maria Braga foi homenageada por Portugal, na semana passada, pelo trabalho de divulgação do país ao longo dos últimos dez anos. Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, entregou pessoalmente a Medalha do Mérito Turístico, honraria instituída pelo governo português em 1969 para distinguir pessoas e entidades que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento do turismo nacional.

“Pelo menos uma vez por ano piso terras portuguesas. O povo português é acolhedor, sorridente e cheio de brilho”, ressaltou Ana Maria Braga após citar todas as regiões por ela  já visitadas. “Falo de Portugal como se fosse minha casa. Não percam a oportunidade de conhecer Portugal”.

Do ponto de vista dos fluxos turísticos em Portugal, o Brasil é o mercado que mais cresceu. Entre Janeiro e Agosto de 2010, o número de hóspedes cresceu 41,6% e as dormidas 45,2%, além de aumento de 66,6% nas receitas. Até Agosto passado, o Brasil conquistou a 5ª posição enquanto gerador de receitas turísticas em Portugal, face à 7ª posição ocupada em 2009.

Reportagem da TV Globo sobre o fado


O programa "Bom dia Brasil", da TV Globo, lançou uma nova rubrica sobre música. Na reportagem de estreia, o correspondente da estação brasileira em Lisboa, Pedro Bassan, escreveu :

"O fado é tão amargurado que exige um instrumento em forma de coração. Só a guitarra consegue transmitir o que o fadista sente.

“Eu comecei com 6,7 anos a tocar piano e havia alguma coisa no piano que sempre me faltou: o piano não geme”, diz o fadista Pedro Castro.

Pedro Castro agarrou as cordas para se tornar um artista da nova geração de Lisboa. Ele foi um dos escolhidos pelo cineasta espanhol Carlos Saura para um filme em que a música é a personagem principal.

O curioso é que a guitarra portuguesa tinha tudo para ser um instrumento alegre, pelo timbre agudo e pela rapidez com que dispara suas notas.

“Como a nossa diva, imperatriz e imperadora Amália [Rodrigues] era uma pessoa tendencialmente triste, é normal que o fado seja catalogado com essa tristeza”, explica o fadista.

Portugal não superou até hoje a tristeza de viver sem Amália. A casa onde a cantora morava foi deixada do jeito em que estava quando ela morreu. A melhor amiga cuida pessoalmente de cada item.

“Não sou eu que preservo a memória da Amália. É a Amália que vive na memória de todos nós”, diz a melhor amiga da Amália Rodrigues, Estrela Carvas.

O guarda-roupa de vestidos pretos e o brilho dos adereços da diva deixam uma certeza: Amália se foi, mas nunca parou de cantar.“A Amália era o fado”, comenta Estrela Carvas.

Amália Rodrigues levou para os palcos do mundo a melodia da cidade em que nasceu e viveu. A nova geração do fado continua com os pés firmes em Lisboa. Mas presta muita atenção nos sons que o vento traz do outro lado do mar.

António Zambujo é uma das novas vozes da música portuguesa contemporânea: “Eu tenho uma formação que passa pela minha região, pelo Alentejo, pela música popular brasileira, pelo norte da África e Espanha”.

A cada voz diferente que canta Lisboa, fica a certeza de que ninguém inventou o fado. Ele já estava escrito nas paredes da cidade, onde cada telhado é uma nota musical."

Revista "Nova Águia" faz balanço de 100 anos de República em Portugal

 
A revista "Nova Águia" acaba de lançar o seu sexto número, de que reproduzimos aqui o texto de apresentação:

“Neste número, onde fazemos o balanço dos 100 anos da República, reunimos cerca de três dezenas de textos, que, uma vez mais, nos chegaram dos mais diferentes lugares do espaço lusófono, de insignes personalidades da nossa Cultura.

Como sempre, as perspectivas são diversas, mas, em todas elas, se sente, em maior ou menor medida, um travo de insatisfação – sinal de que a promessa republicana, 100 anos após a sua instauração, está ainda muito longe de poder ser dada por cumprida. Como defenderam os nomes maiores da  Revista "Renascença Portuguesa", a República não se cumpriria pela mera substituição do Chefe de Estado – de Rei hereditário para Presidente eleito.

Muito para além disso, a República, para a geração da Renascença Portuguesa, era uma promessa de maior alcance, em prol da constituição de uma verdadeira Comunidade. 100 anos após a instauração dessa promessa, verificamos que ela ainda não se cumpriu.

Mas não ficamos pela mera lamentação, como, infelizmente, é costume entre nós. Antes abrimos horizontes para que essa tão generosa promessa se possa finalmente cumprir, também aqui seguindo o exemplo das pessoas da Revista "Renascença Portuguesa": pessoas que tinham um amplo e profundo sentido da Cultura, que incluía – diríamos mesmo: que exigia – um forte empenhamento social e político, ainda que não necessariamente partidário.

Para além de evocarmos o Centenário da República, quisemos, neste número, assinalar quatro efemérides: o bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano; o centenário do nascimento de Miguel Reale; o cinquentenário do falecimento de Jaime Cortesão; o ano da morte de António Telmo, colaborador da NOVA ÁGUIA desde o primeiro número, que nos deixou no dia 21 de Agosto. Uma vez mais, a NOVA ÁGUIA celebra, de forma assumida e descomplexada, os nomes maiores da nossa Cultura.

A par das rubricas habituais, houve ainda espaço, neste número, para regressarmos ao tema da Europa, numa secção em que se destaca um texto de Dalila Pereira da Costa, colaboradora desta revista desde a primeira hora.

Como tem acontecido a propósito de todos os números da NOVA ÁGUIA, também este será apresentado por todo o país e, na medida do possível, por todo o espaço lusófono. Realizaram-se já, ao todo, duas centenas de sessões de apresentação da NOVA ÁGUIA. Neste último semestre, destaque-se o facto de termos chegado ao Bairro Português de Malaca.

O tema do próximo número, a sair no primeiro semestre de 2011, será "Fernando Pessoa: “Minha pátria é a língua portuguesa” (nos 15 anos da CPLP)". Nele procuraremos, a partir da obra pessoana, pensar o presente e o futuro da Comunidade Lusófona, numa perspectiva aberta ao mundo. Essa tem sido sempre, como se sabe, a visão distintiva da NOVA ÁGUIA.”

terça-feira, 26 de outubro de 2010

I ENCONTRO NACIONAL DE POETAS DEL MUNDO – I EXPOLIVROS - Instalação da ALB/Goiás - Brasil



I Encontro Nacional de Poetas del Mundo – I Expolivros
Instalação da ALB/Goiás com diplomação e posse ALB/GO/MS/PA
CAÇÚ - GOIÁS
Programação:

Dia 28  - No Centro Cultural

- 17h – Café com prosa literária e entrega da chave da cidade às autoridades visitantes no Centro Cultural Rozenda Cândida Guimarães;
- 19 horas - Abertura oficial do I Encontro Nacional dos Poetas Del Mundo
- 21 horas - Palestra do poeta francês Athanase de Vantchev Tracy - Literatura Francesa e sua influencia no Brasil, com tradução simultânea do poeta sueco-brasileiro Guillem Rodrigues da Silva.
- 23h - Abertura da Expolivros com premiação do I Concurso Municipal Estudantil de Literatura (contos e poemas) com o tema “Caçu, Cultura e Turismo”, seguindo-se visitação aos estandes e autógrafo por escritores locais e regionais (Alesg e ALB);
24h – Sarau na madrugada.

Dia 29 -

- 8 horas - Oficinas e minicursos (Local a confirmar):
1° turno: das 8h às 9h45  -   2° turno: das 10h às 11h45;
A – Prof. Dr. Ravel Giordano de Lima Faria Paz – UEG – Caçu-Quirinópolis;
B – Prof. Ms. Ana Luiza de Lima – PDM, Alesg, ALB/Goiás - Rio Verde;
C – Prof. Ms. Agostinho Moreira – Alesg, ALB/Goiás e cônsul de Poetas del Mundo em Quirinópolis;
D – Prof. Ms. Janete Martins – PDM, Alesg e ALB/Goiás-UEG Quirinópolis;
E –Drª Sílvia Mota – Pres. Clube Brasileiro de Lingua Portuguesa – MH – MG;
F – Zaia Poeta – Cordelista da Bahia;
G – Nena Sarti – Cônsul PDM de Imbiruçu, ALB/MS – Campo Grande/MS;
      Reginaldo Sans – PDM, ALB/MS e músico - Campo Grande-MS          
H – Atriz Betinha Rodrigues – Maringá/PR;

12 horas – Almoço de confraternização dos encontristas (Local: Recanto da Fraternidade);

- 14 horas - Painel - A obra literária em foco: (Local: Centro Cultural)
- Incentivo à leitura de obras literárias na escola: livro-solo e textos literários em obras didáticas, o papel das bibliotecas escolares - Prof. Ms. Adair Purcena Guimarães, Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação de Caçu;
- O papel dos agentes parceiros da literatura, a exemplo das  bibliotecas públicas, ONGs, Clubes diversos, Lanchonetes, farmácias, bancos, etc. - (Nena Sarti - Consul PDM Região do Imbiruçu- Campo Grande-MS.
- Publicação e distribuição de obras literárias - Antônio Almeida - diretor proprietário da Editora Kelps e Distribuidora Leart - Distribuidora em Goiás e no Distrito Federal, com a participação, como debatedor, do Prof. Ms. Gilberto Celestino, dir. da UEG-Quirinópolis e Leandro Almeida, da Leart;
- 19 horas - Instalação da ALB-Goiás, diplomação e posse de acadêmicos da ALB/Goiás e ALB/PA, seguindo ato de criação da ALB/MS, diplomação e posse de quatro acadêmicos do Estado vizinho, inclusive da presidente executiva da ALB/MS, seguindo-se lançamento de Manifesto Pró-Integração Nacional de Políticas Pertinentes à Lingua Portuguesa e suas interrelações na CPLP.
- 23 horas - Autógrafos nos estandes da Expolivros - autores visitantes (Local: Estande dos Poetas Del Mundo);
- 24 horas - sarau na madrugada (Palco da festa ou estande dos Poetas Del Mundo – a confirmar);

Dia 30 - Local: Centro Cultural:

9 horas - Painel sobre os Poetas Del Mundo - Exposição e debate com participação do plenário:
- Os Poetas Del Mundo em Goiás, realidade e perspectivas - Cônsul dos Poetas del Mundo de Goiás;
- Poetas del Mundo e  os Poetas del Mundo no Planeta - Luiz Arias Manzo, fundador e presidente mundial da Associação Internacional de Poetas Del Mundo;
- Os Poetas Del Mundo no Brasil e a Associação Internacional de Poetas del Mundo - Delasnieve Miranda Daspet de Souza, Embaixadora dos Poetas Del Mundo no Brasil e Presidente Executiva da Associação Internacional de Poetas del Mundo e Embaixadora Universal da Paz;
12 horas – Homenagem da Loja Maçônica Sesquicentenário da Independência, de Caçu, aos poetas Guillen Rodrigues e Nelson Vieira (convites especiais e local a confirmar);

Tarde conclusiva – (Local – Centro Cultural)
14 - Por uma América do Sul Trilingue - Secretário Executivo da Associação Internacional de Poetas del Mundo.
15h - O Brasil é maior que qualquer academia de letras.
15h30 – Palestra Pé de Luxo, com a poeta Vanda Ferreira, cônsul do entorno rural de Campo Grande-MS.
16 h - Elaboração da Carta de Goiás - Um documento para a história do livro e da leitura (manifesto do encontro).
17 horas – Solenidade de encerramento – com outorga de certificados e homenagens.
.

UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, celebra 25 anos com o grande espetáculo: «A viagem do fado», transmitida pela Internet



A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) celebra 25 anos de existência com uma «viagem do fado», na segunda-feira à noite no palco do Tivoli, em Lisboa, que será transmitida em direto para todo o mundo.



"O FADO" (1910)
Pintura de José Malhoa
(1855-1933) 











































Fotos de Carlos Morais dos Santos

A transmissão em direto do espetáculo «A viagem do fado», apresentado pela organização como uma «fusão de várias sonoridades lusófonas com o fado», será através do portal www.sapo.pt, a partir das 21:00 de Lisboa.

«A viagem do fado» reúne nomes do fado e de músicas do Brasil e de Cabo Verde, sob a direção de Carlos Martins, que irá propor que fadistas interpretem mornas ou chorinhos e que os tradicionais cultores destes ritmos cabo-verdianos e brasileiros cantem o fado.

Ao palco do belo Teatro Tivoli vão subir os artistas: grupo Alma de Coimbra, António Zambujo, Bernardo Sassetti, Carlos do Carmo, Edu Miranda, Jon Luz, Lura, Luanda Cozetti, Pedro Jóia, Rão Kyao, o Quarteto Dzvin+Juan e Graciana, Raquel Tavares, Sónia Shirsata e Toy Vieira, que serão acompanhados pelos músicos Ricardo Cruz, Carlos Manuel Proença, Carlos Martins e José Manuel Neto.
Fonte: Diário Digital / Lusa

III ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES, COMEÇA AMANHÃ EM NATAL,RN - BRASIL




 
Começa, amanhã, dia 26, e encerrará dia 28, em Natal, RN - Brasil, no Auditório da Livraria Siciliano no Shopping Midway Mall, o III ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES, organizado pela União UBE - Brasileira de Escritores/RN (Rio Grande do Norte). Este encontro conta com a participação de inúmeros escritores, poetas, ensaístas, cronistas, do Estado do Rio Grande do Norte  (Nordeste do Brasil) e a abertura solene do encontro será apresentada pelo Presidente da UEB/RN, o escritor Eduardo Gosson. Entre os escritores presentes contam-se vários Membros da Assoc. Internacional Poetas Del Mundo. Dada a feliz circunstância de estarmos nesta altura em Natal, estaremos presentes neste encontro como participantes, na tripla qualidade de escritores, Membros da S.I. Poetas Del Mundo e  Editores deste nosso Blogue.

Carlos Morais dos Santos
Escritor, ensaísta, poeta, fotógrafo
Editor/Administrador do Blog CeAL
Cônsul do M.I.Poetas Del Mundo
     
 O escritor Eduardo Gosson, Presidente da UEB/RN
e do III Encontro Potiguar de Escritores

III ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES – III EPE

P R O G R A M A Ç Ã O

DIA 26.10.10, terça-feira:

10h – Abertura Solene
(Eduardo Gosson – Presidente da UBE/RN)
11h30 – Jornalismo Político ontem e hoje
(Agnelo Alves, Woden Madruga e Ticiano Duarte)
Moderador: J.Pinto Júnior
15h – Nossa Editora: uma proposta editorial
(Pedro Simões)
16h - Três leituras sobre o Dilúvio: Gênesis, Miguel Torga e Machado de Assis
Araceli Sobreira Benevides
17h – Cultura Mossoroense em Questão
(Crispiniano Neto , Caio César e Clauder Arcanjo)
Moderador: Cid Augusto
18h30 – Lançamentos de livros e sarau com a Academia de Trovas RN (Coordenação José Lucas de Barros)

DIA 27.10.10, quarta-feira:
 
10h – Centenário de Américo de Oliveira Costa
(Anna Maria Cascudo Barreto, Nelson Patriota e João Eduardo de Carvalho Costa)
Moderador: Jurandyr Navarro
11h30 – Contribuição dos dramaturgos nordestinos para o Teatro Brasileiro
(Henrique Fontes, Clotilde Tavares e Racine Santos)
Moderador: Sonia Othon
15h – Jornalismo Cultural: ontem e hoje
(Cinthia Lopes, Franklin Jorge e Sérgio Vilar
Moderador: Alexandro Gurgel
16h30 – Projeção do conto de José Saramago – A Maior Flor do Mundo
16h35 - Literatura Infantil Potiguar
(Bartolomeu Melo, Jânia Souza e Nivaldete Ferreira)
Moderador: Aluízio Mathias

18h - Lançamentos literários e sarau com a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (Coordenação Geralda Efigênia)

DIA 28.10.10, quinta-feira:

10h – A Importância dos Estudos Genealógicos
(Ormuz Simonetti, Clotilde Santa Cruz Tavares, Antônio Luís de Medeiros e Joaquim José de Medeiros Neto )
Moderador: Carlos Gomes

11h30 – Debate da Rede Nordeste da Literatura, do Livro e da Leitura.
(Mileide Flores, Rosemary Guillén e Rildeci Medeiros)
Moderador: Francisco Alves da Costa Sobrinho

15h - Compra do livro regionalizado no Nordeste
Informes sobre a Feira do Livro de Frankfurt 2013
(Tarciana Portela, Mileide Flores e Crispiniano Neto)
Moderador: Roberto Azoubel

16h30 – Madalena Antunes no Contexto da Literatura Potiguar 
(Lúcia Helena Pereira)

17h30 – A Nova Poesia do Seridó
(Iara Maria Carvalho, Wescley J. Gama e Ana Lúcia Henrique)
Moderador: Geralda Efigênia

18h30 – Lançamentos de livros e sarau com o grupo Casarão de Poesia
Coordenação: Aluízio Mathias

*************************************

Coordenador Geral: 
Eduardo Antonio Gosson
e-mail eduardogosson@tjrn.jus.br
telefones: 3616-6513 e 9983-6081
Coordenadores Adjuntos:
Aluízio Mathias
Carlos Roberto de Miranda Gomes
Francisco Alves da Costa Sobrinho
Maria Rizolete Fernandes

Comissão de Divulgação:
Cid Augusto
Carla Sousa (Assessoria de Imprensa)
Nelson Patriota (Diretor de Divulgação)
Francisco Alves da Costa Sobrinho
Paulo Jorge Dumaresq
Paulo Macedo
Lívio Alves Oliveira
Jania Maria de Souza
Lucia Helena Pereira
Maria Vilmaci Viana
J. Pinto Júnior


Local: 
Auditório da livraria Siciliano (G5),
no shopping Midway Mall
Data: 26 a 28 de outubro de 2010
Hora: 10h às 18h.